I?ndice Big Mac_Euro.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: O valor do dinheiro pelo mundo
Por: Sherol dos Santos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi escrito visando o trabalho com as habilidades de Ciências e História do 7º e 8º anos. Compreender o valor do dinheiro é um desafio num cenário em que o comércio internacionalizado está cada vez mais presente. Este plano foi pensado para que o estudante conheça algumas das mudanças no valor do dinheiro com o passar do tempo e analise a forma contemporânea de valorização e conversão de moedas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Sistema monetário.
- Sistema cambial.
Objetivos de aprendizagem
- Discutir e avaliar as mudanças no valor do dinheiro após a Revolução Industrial.
- Conhecer alguns índices de valorização e conversão de moedas.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com habilidades da BNCC relacionadas à unidade temática “Lógicas comerciais e mercantis na Modernidade”, de História, e “Matéria e energia”, de Ciências da Natureza. Caso essas unidades ainda não tenham sido contempladas em seu planejamento, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar e embasar seu trabalho.
Para se aprofundar
Origem do sistema capitalista: https://www.politize.com.br/sistema-capitalista-origem/
Como surgiu a moeda no sistema sapitalista: https://www.papointernacional.com/single-post/moeda-no-sistema-capitalista
Sobre a criação do dólar e sua importância mundial: https://investidorsardinha.r7.com/aprender/dolar-americano-historia-moeda/
Sobre o índice Big Mac: https://youtu.be/3TUTTbUE66s
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido: 50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Cópias impressas do esquema para o contexto: mercantilismo e capitalismo.
Cópias impressas do texto 1 Qual o valor do dinheiro?
Cópias impressas do texto 2 Por que o dólar se tornou a principal moeda no mercado internacional?
Equipamento para reproduzir vídeos.
Leitura prévia do esquema: mercantilismo e capitalismo.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO