Plano de Aula

Plano de aula: O valor do dinheiro pelo mundo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Este plano foi escrito visando o trabalho com as habilidades de Ciências e História do 7º e 8º anos.  Compreender o valor do dinheiro é um desafio num cenário em que o comércio internacionalizado está cada vez mais presente. Este plano foi pensado para que o estudante conheça algumas das mudanças no valor do dinheiro com o passar do tempo e analise a forma contemporânea de valorização e conversão de moedas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Sistema monetário.
  •  Sistema cambial.

Objetivos de aprendizagem

  • Discutir e avaliar as mudanças no valor do dinheiro após a Revolução Industrial.
  • Conhecer alguns índices de valorização e conversão de moedas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com habilidades da BNCC relacionadas à unidade temática “Lógicas comerciais e mercantis na Modernidade”, de História, e “Matéria e energia”, de Ciências da Natureza. Caso essas unidades ainda não tenham sido contempladas em seu planejamento, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar e embasar seu trabalho.

Para se aprofundar

Origem do sistema capitalista: https://www.politize.com.br/sistema-capitalista-origem/

Como surgiu a moeda no sistema sapitalista: https://www.papointernacional.com/single-post/moeda-no-sistema-capitalista 

Sobre a criação do dólar e sua importância mundial: https://investidorsardinha.r7.com/aprender/dolar-americano-historia-moeda/

Sobre o índice Big Mac: https://youtu.be/3TUTTbUE66s 

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido: 50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Cópias impressas do esquema para o contexto: mercantilismo e capitalismo.

Cópias impressas do texto 1 Qual o valor do dinheiro?

Cópias impressas do texto 2 Por que o dólar se tornou a principal moeda no mercado internacional?

Equipamento para reproduzir vídeos.

Leitura prévia do esquema: mercantilismo e capitalismo.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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