Plano de Aula

Plano de aula: Onde e quando guardar meu dinheiro?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para 4º ou 5º anos do Ensino Fundamental, envolvendo componentes curriculares de Português, Geografia e História. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como e por que poupar e onde guardar o dinheiro economizado.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Importância e necessidades de poupar dinheiro.
  • Poupança e investimentos.
  • Modalidades de contas bancárias.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer as necessidades e os motivos para se poupar.
  • Identificar formas de poupança e de contas bancárias.
  • Relacionar formas de poupança e uso de contas bancárias em situações cotidianas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: serviços de um banco, lucro, despesas, rendimento, orçamento, consumo consciente. Caso não tenha trabalhado, você pode realizar outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC antes. Seguem alguns links de planos de aulas para você utilizar antes desta aula.

Para se aprofundar

Para saber mais sobre a gestão de finanças, acesse:

Para ampliar seus conhecimentos sobre os investimentos na infância, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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