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Alfabetização: 9 planos de aula para diagnóstico no 1º ano

Confira atividades para checar como anda a escrita espontânea de seus alunos e o que eles sabem sobre sílabas

POR:
Laís Semis
Crédito: Getty Images

A proposta da sondagem inicial (também chamada de diagnóstico) é entender o que a turma já sabe sobre os conteúdos para que o professor consiga identificar pontos de partida do que será ensinado sobre o tópico. Na Alfabetização, o diagnóstico costuma explorar a produção espontânea da escrita dos alunos e a observação das relações que eles estabelecem entre a escrita e os elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras).

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Para tal, é necessário propor atividades que equilibrem conhecimentos que elas já possuem e desafios. Ou seja: a atividade não pode ser tão fácil a ponto de o professor não ser capaz de identificar o que a turma não sabe sobre o conteúdo e nem tão difícil a ponto de as crianças não conseguirem realizá-las. Para te auxiliar no diagnóstico da turma do 1º ano, selecionamos 9 planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que exploram sílabas e escrita espontânea. Os conteúdos estão organizados em três conjuntos de planos de aula para serem usados em sequência a fim de obter um diagnóstico mais preciso dos alunos.

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Sequência 1 - Para investigar sílabas e palavras com cantigas de roda

Esta sequência de três planos de aulas trabalha com duas habilidades da BNCC: a de relacionar sílabas, fonemas, partes de palavras com sua representação escrita e a de comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

1. Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras

Sabemos que os alunos que chegam da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ainda estão se acostumando com a nova dinâmica, em que as brincadeiras ao ar livre e os cantinhos dão lugar às salas de aula com carteiras enfileiradas. Mas e se você pudesse trazer um pouco do universo das brincadeiras para diagnosticar a turma? Esta é a proposta do plano de aula “Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras”. A ideia é usar o repertório da turma sobre cantigas de roda para construir uma lista com os nomes das cantigas conhecidas, localizar palavras e refletir sobre a escrita a partir das sílabas. Clique aqui para iniciar essa sequência!

2. Palavras dentro de outras palavras

Para continuar a investigação sobre as sílabas em cantigas de roda, o plano se utiliza da cantiga “Da abóbora faz melão” para mostrar a relação entre sons e escrita e também encontrar palavras “escondidas” dentro de outras palavras (como “mel” em “melão”). Além das cantigas, a atividade também propõe a construção de uma lista de palavras que são também partes de outras palavras (como “pião” e “escorpião” ou “jornal” e “jornaleiro”) e a reflexão das sílabas que as compõem. Você pode acessar a segunda parte dessa sequência neste link.

3. As sílabas por dentro das palavras

O terceiro plano de aula da sequência possui um enfoque maior nas sílabas e construção das palavras. A proposta também se utiliza das cantigas conhecidas da turma para se aprofundar no tema. É possível utilizar, por exemplo, vídeos de canções infantis que tenham legendas que indiquem as sílabas a serem cantadas com a música (aquelas bolinhas que percorrem as sílabas, como no vídeo abaixo) para que as crianças visualizem as relações entre sons e sílabas. Um vídeo que é sucesso entre a criançada e pode ser usado para a atividade é a versão da “Galinha Pintadinha” para a música “Sambalelê”. Quer saber o passo a passo do plano de aula “As sílabas por dentro das palavras”? Confira aqui.

Sequência 2 - Para relacionar sons e escrita com bingo e parlendas

Bem como a sequência 1, esta sequência propõe relacionar elementos sonoros com sua representação escrita e comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

1. Bingo de sílabas iniciais

A exploração de sílabas e de palavras neste plano de aula é proposta a partir de um bingo. As crianças recebem cartelas com figuras e suas palavras correspondentes e o professor sorteia algumas palavras. Neste bingo, a turma não precisa ter em sua cartela a palavra correspondente à sorteada, mas identificar aquela que possui a mesma sílaba inicial da palavra sorteada. Confira aqui o passo a passo do plano de aula.

2. Composição de palavras a partir de sílabas

Animais costumam ser muito queridos pelas crianças dos primeiros anos do Fundamental. A proposta deste plano de aula é justamente usá-los como objeto para o aprendizado. Usando sílabas fornecidas pelo professor, o aluno deve compor o nome dos animais. A finalidade é desenvolver a consciência de que as palavras são formadas por sílabas. Confira o plano de aula “Composição de palavras a partir de sílabas”.

3. Montagem de uma parlenda a partir de suas sílabas

A terceira aula deste conjunto de planos de aula propõe uma atividade em dupla entre crianças com hipótese de escrita próximas. As sílabas da parlenda “Minha mãe mandou” e outras populares são divididas em cartas entregues às duplas com a finalidade de estabelecer relações entre elementos sonoros e a respectiva escrita. A atividade consiste em reconstruir as letras. Acesse o plano de aula aqui.

Sequência 3 - Para checar a escrita espontânea com personagens

A sequência dos próximos três planos de aula explora quatro habilidades da BNCC: a escrita, espontânea ou por ditado, de forma alfabética; a observação de escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças; o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala; e a identificação de fonemas e sua representação por letras.

1. Escrita espontânea

A proposta é a escrita de uma lista feita a partir dos conhecimentos prévios da classe sobre os personagens dos quadrinhos da Turma da Mônica. Em agrupamentos produtivos (duplas), os alunos deverão adivinhar quem são os personagens a partir de características dadas pelo professor (como, por exemplo, quem é a personagem comilona que usa vestido amarelo?) e registrar por escrito suas respostas. A ideia é que durante a elaboração das escritas dos alunos, o professor oriente por meio de reflexões que eles comparem e identifiquem aspectos sonoros e gráficos das palavras, comparando e reformulando suas hipóteses. Veja aqui o passo a passo da proposta.

2. Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

O segundo plano de aula da série é baseado na lista de personagens levantada pelos estudantes. Em grupos, eles deverão relembrar o que foi escrito na lista e comparar as produções a partir de perguntas levantadas pelo professor. A ideia é que as crianças façam suas reflexões sobre a língua escrita comparando número de letras, letras que em comum que iniciam os nomes dos personagens, sons diferentes que aparecem nas palavras e sílabas que se repetem nos diferentes nomes, por exemplo. Acesse o plano de aula completo aqui.

3. Leitura de palavras com jogo da memória

Ainda usando os personagens da Turma da Mônica, o encerramento da sequência de planos de aula propõe agora que a lista estudada vire um jogo da memória em que os nomes precisam formar par com as ilustrações dos personagens. Com 24 pares de fichas e um trabalho de duplas, o objetivo do jogo é juntar o maior número de pares de personagens e seus respectivos nomes. Para encerrar a atividade, é proposta uma roda de conversa para mapear e compartilhar as principais descobertas das duplas em relação à língua escrita. Clique aqui para conferir o conteúdo completo da aula.

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