Aprendizagem | Planos de aula

Com que letra começa a palavra?

Confira um plano de aula para trabalhar com o 1º ano. Para aproveitar ainda mais, recorte as cartas que estão no pôster desta edição

POR:

Quantas frutas você precisa conhecer para montar uma lista que começa no A e termina no Z? O jogo Mico das Frutas colabora com a alfabetização dos pequenos e os ajuda a identificarem, de forma lúdica, a letra inicial das palavras. Para isso, o baralho apresenta imagens de frutas de diversos cantos do Brasil e do mundo: são 41 cartas, com 20 pares de frutas e uma ilustrada com o mico brasileiro. O objetivo é formar o maior número de pares possível com as cartas e não terminar com o mico na mão. Para jogar com os alunos, recorte as cartas disponíveis no pôster encartado nesta edição (preparadas especialmente para você).Familiarize-se com as regras, explique-as, convide os pequenos para jogar e divida a turma em quartetos, distribuindo um baralho para cada grupo. Atenção: como muitas crianças no início da alfabetização não decodificam palavras, é preciso contar com um leitor experiente para ler as cartas e explicar as regras do jogo. Já preparamos as cartas, mas, caso deseje que elas durem mais, é possível plastificá-las para que as crianças possam se divertir por várias rodadas.

Clique aqui e baixe o PDF das cartas do jogo!

O JOGO DO MICO DAS FRUTAS

Explore a identificação da letra inicial das palavras de forma lúdica

INTRODUÇÃO E ORIENTAÇÕES

Tempo sugerido: 10 minutos

1) Embaralhe e distribua todas as cartas. Uma ou mais crianças poderão receber uma carta a menos que as demais. Antes da partida, todos devem verificar se têm pares, formá-los e colocá-los na mesa à sua frente.

2) O primeiro jogador deverá pegar uma das cartas na mão de quem estiver à sua esquerda, sem olhar a figura. Se formar algum par, deverá colocá-lo na mesa, junto aos outros pares já formados.

3) O jogo continua com cada jogador retirando uma carta por vez de quem estiver à esquerda e termina quando sobrar apenas o mico com um dos jogadores. Quem conseguir formar o maior número de pares será o vencedor.

4) Você pode fazer o jogo uma vez com um grupo com os demais assistindo, para treinarem e tirarem dúvidas.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Tempo sugerido: 35 minutos

1) Decida com a turma quem vai distribuir as cartas e quem vai começar.

2) Acompanhe os grupos, observando se estão cumprindo as regras e se conseguem negociar e interagir adequadamente. Dê dicas para as crianças que estão com dificuldades de encontrar os pares.

3) Faça pelo menos duas rodadas para que aprendam as regras e possam jogar em momentos de recreação, por exemplo.

FECHAMENTO

Tempo sugerido: 5 minutos

1) Ao final, organize uma roda de conversa.

2) Pegue um baralho e, com as crianças, forme os pares.

3) Chame atenção para as letras iniciais dos nomes das frutas.

Ilustração: Lila Cruz

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Finalidade de aula: Identificar letra inicial de palavras e agrupá-las por meio de jogos
Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e conhecimento do alfabeto português do Brasil
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidades da BNCC: EF01LP10, EF01LP09, EF01LP02