Blog de Alfabetização

Troque experiências e boas práticas sobre o processo de aquisição da língua escrita.

Rádios e podcast para ampliar o repertório cultural dos alunos

Veja como explorar outras formas de contação de histórias com sua turma a distância

Mara Mansani
Foto: Getty Image

Nas minhas últimas aulas presenciais com os meus pequenos, minha turma de alunos do 1º ano do Fundamental 1, coloquei áudios com histórias clássicas infantis. É uma maneira diferente no dia a dia de apresentar os relatos.

Ouvir as histórias também tem um encantamento. As carinhas deles vão mudando com expressões de emoções em cada parte da história. A última foi “O casamento da Dona Baratinha”, versão clássica em que a dona Baratinha canta: “Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?”.

Pesquisar planos de aula para usar a distância

As crianças adoram ouvir as histórias, ainda mais porque têm efeitos especiais de som para marcar a entrada de cada personagem, a passagem do tempo, por exemplo. Na história da Baratinha, elas ficaram imaginando os personagens, riram ouvindo as vozes, as entonações de cada animal, que são personagens pretendentes a maridos. Com outras histórias não foi diferente. Sucesso total!

Depois de ouvir as histórias eles são capazes de recontá-las fielmente. Com riqueza de detalhes, brincam encenando, ora se pondo em um personagem, ora em outro. Criam outros finais, questionam sobre o significado de palavras, as ações de personagens...

Enfim, ouvir histórias, além de proporcionar muito prazer às crianças, possibilita também refletir sobre seus conflitos pessoais, o desenvolvimento de várias habilidades que envolvem as diferentes linguagens e, em especial, a linguagem oral, como por exemplo a habilidade de recontar histórias, e ainda amplia o repertório cultural das crianças. Isso vale desde a Educação Infantil!

Pensando em tudo isso, cheguei à conclusão que atividades tão prazerosas como essas de ouvir as histórias em áudio devem fazer parte da vida das nossas crianças também, e ainda mais, nesse momento de isolamento social. Será um momento da família curtir junto, fortalecer vínculos afetivos e de interação.

Trouxe para vocês, queridos professores, algumas sugestões para que “presenteiem” seus alunos. Nossas crianças precisam e merecem esses momentos de relaxamento, imersão cultural e de prazer em família.

Então, vamos lá!

1 – Podcast: Deixa que eu te conto

Nos episódios diários do podcast da UNICEF, você vai encontrar histórias e brincadeiras para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É maravilhoso! A cada episódio uma história diferente e todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente. Dá para ouvir na página da UNICEF Brasil, clique aqui. Os episódios também ficam disponíveis no Spotify e no Youtube.

2 - Rádio Maritaca

Uma rádio incrível para crianças, pensada, articulada e que acontece pelo trabalho de Mariana Piza. Música de qualidade, histórias maravilhosas, indicações de livros infantis, brincadeiras e crianças protagonistas em todos os programas. São vários temas abordados em programas radiofônicos e na página da rádio dá para admirar as ilustrações lindas de Maria Valentina Fraiz. Tem até o aplicativo gratuito. Tudo muito, muito bom! Clique aqui para conferir.

3 - Rádio Butiá Brasil

A Butiá Brasil tem uma programação com canções e conteúdos diversos para a infância de músicos, artistas brasileiros e integrantes do Movimento da Canção Infantil Latino Americana e Caribenha. A rádio tem ainda um baú de histórias com contos e lendas, uma caixa de condão, que é um projeto de programas e oficinas para o público infanto-juvenil. Clique aqui para conhecer.

Mais uma rádio para crianças com muita qualidade no conteúdo. Dá vontade ficar o dia inteiro ouvindo as histórias, uma melhor que a outra. A “caixinha de condão” traz vários programas com histórias de bichos. É tanta coisa boa que fica difícil escolher o que escutar primeiro. A rádio é mantida com o apoio de sócios colaboradores (individuais e coletivos). A direção da Rádio Butiá Brasil é de Júlio Brum.

4 - Karaokê MPB

A última sugestão não é história. É para cantar e espantar os males durante o isolamento social. São músicas de Chico Buarque e Vinícius de Moraes para cantar e, se já estiver alfabetizado, cantar acompanhando a letra como um Karaokê, no Youtube. Tem Aquarela do Toquinho, músicas da Arca de Noé e os Saltimbancos. Dá para a família cantar e dançar junto. Muito bom para liberar a energia das crianças e desestressar a todos! Acesse aqui.

Minha sugestão é que você inclua isso nas orientações para os seus alunos nesse momento de isolamento social e depois na volta às aulas. Mas, lembre-se, como uma proposta leve e prazerosa, sem cobranças, sem transformar em uma lição a ser realizada obrigatoriamente.

Você pode sugerir aos responsáveis pelos alunos que façam perguntas as crianças sobre o conteúdo das histórias e interajam com elas. Diga que escolham um horário que atenda a todos, que preparem um cantinho especial para curtir juntos e pode até ter pipoca!

Espero que tenham gostado das minhas sugestões. Se tiverem alguma para compartilhar, conte aqui nos comentários.

Um grande abraço a todos e até a próxima,

Mara

Mara Mansani é professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro “Muda o Mundo, Raimundo”. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga.