PARCERIA
Logo escrito em vermelho Instituto Chamex, ao lado um desenho de uma espiral

Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Áreas externas: seis sugestões de atividade para aproveitar os espaços fora da sala

Saiba como ampliar, literalmente, os horizontes da meninada

POR:
Ingrid Yurie
Crédito:  Clara Gastelois

Entre as várias restrições que a pandemia impôs às crianças estão o emparedamento de seus corpos, tão ansiosos por movimento, e a diminuição das possibilidades de brincar com os amigos. No retorno às atividades presenciais, usar áreas externas e naturais favorece o cumprimento dos protocolos sanitários, é claro, mas não somente isso. É ótimo para promover o convívio entre os pequenos e, principalmente, ajuda a encantá-los pela vida durante esse período difícil de readaptação e vivência de lutos.

“As crianças foram cerceadas do direito de estar em meio à natureza, que é tão humanizadora e com a qual elas se envolvem com uma sensibilidade singular. Além disso, contribui para que se percebam parte do planeta e aprendam a cuidar dos recursos naturais”, afirma Nilcileni Brambilla, formadora de professores e produtora de materiais pedagógicos para a NOVA ESCOLA. 

Apropriar-se de espaços que vão além da sala de referência da turma, alcançam o pátio e extrapolam os muros da escola é um desafio para os educadores. Isso porque essa demanda requer muito planejamento e organização cuidadosa. Confira a primeira e a segunda reportagem desta série, que tratam de planejamento e avaliação. 

O documento que você encontra abaixo para download é um banco de ideias que pode ser consultado para inspirar seu planejamento com exploração da natureza e de espaços externos na escola e fora dela. Além de indicações gerais sobre as atividades, apresentamos também o que você precisa garantir para o sucesso das propostas e quais são os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se relacionam com as sugestões apresentadas. As propostas podem ser adaptadas de acordo com as demandas de cada turma e as possibilidades que a escola e o território oferecem. 

Consultora pedagógica: Nilcileni Brambilla, formadora de professores e autora do Material Educacional da NOVA ESCOLA.

Esta reportagem faz parte do projeto Aprendizagem na Educação Infantil. Confira os demais conteúdos realizados em parceria com o Instituto Chamex.

Tags

Guias