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Educação Infantil: 6 cursos para se aprimorar

Confira dicas de formação online sobre temas como inclusão, acolhimento, avaliação e planejamento

POR:
Paula Sestari
Foto: Getty Images

Queridas professoras e queridos professores, começo esta primeira coluna de 2023 desejando um feliz ano novo. Espero que estejam aproveitando este justo e merecido período de férias. 

Como educadores comprometidos que somos, mesmo durante essas pausas mantemos uma necessidade de constante aperfeiçoamento, não é mesmo? Por isso, resolvi listar, neste início de ano, algumas sugestões de cursos que dialogam muito com os nossos afazeres e desafios. 

Mas calma lá, não precisa se inscrever em todos e comprometer o mês inteiro com formações e estudos! O objetivo dessas sugestões é que, tendo feito sua autoavaliação de final de ano (inclusive, compartilhamos aqui algumas dicas para isso), agora seja possível dar os primeiros passos neste novo período, com ações concretas que irão apoiá-los no trabalho com seus grupos de crianças e na sua própria realização profissional. 

São cursos rápidos, de curta duração, e gratuitos – que, entre um passeio e outro, em meio a um cochilo ou a uma leitura aleatória por prazer, podem ser realizados tranquilamente. Vamos a eles? 

Educação Financeira

Acabamos de sair de dezembro, mês repleto de gastos com férias, festividades, lembrancinhas para a família… Seja sincero: como está a sua vida financeira? Sabemos que organização e boa relação com os rendimentos são competências que têm muito a ver com histórico familiar e questões culturais, mas dá para aprimorar tudo isso com conhecimentos que podem ser adquiridos ao longo da vida. 

O curso Educação Financeira para professores: organize as contas e invista em sua qualidade de vida traz dicas práticas e eficazes para começar 2023 com maior estruturação das suas finanças – e a carga horária é de apenas três horas. 

Formações para planejamento e acolhimento

As próximas dicas estão mais diretamente relacionadas às questões docentes. Que tal retornar à escola este ano com ideias e materiais para ampliar as possibilidades de planejamento, a partir do reconhecimento do perfil dos bebês e crianças pequenas? Em Planejamento na Educação Infantil: a criança como centro do processo, é possível refletir sobre quais as perspectivas e concepções que têm nos orientado neste momento e qual deve ser o nosso foco. 

Ainda sobre esta fase inicial, sabemos que é fundamental a construção de uma rotina agradável, que atenda todas as necessidades dos pequenos – afinal, aprendizagens importantes ocorrem nessa hora também. Assim, o curso Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação trata de maneira assertiva a relação indissociável entre o educar e o cuidar, demonstrando como o fato de conhecer a rotina do bebê e da criança em casa se constitui como um grande passo para uma convivência respeitosa na instituição escolar. Com isso, o cursista vai entender cada vez mais as práticas diárias enquanto ações que requerem intencionalidade pedagógica. 

Esse começo do convívio diário é marcado também pelo acolhimento aos bebês e crianças pequenas, e o educador precisa de muita sensibilidade para identificar sentimentos e expressões. E à medida que se reconhece o grupo, uma rotina é organizada e se formam os primeiros vínculos, sendo interessante organizar vivências lúdicas para impulsionar esses processos. A música desponta, então, como uma boa estratégia. 

Desse modo, para se aperfeiçoar e ampliar seu repertório na linguagem musical, a quarta sugestão desta lista é Brincadeiras cantadas na escola: valorizando a tradição popular – opção sempre muito buscada aqui na plataforma da NOVA ESCOLA. 

Avaliação e inclusão na Educação Infantil

Quando falei sobre avaliação em outras oportunidades aqui neste espaço, sempre frisei a importância de se garantir um registro avaliativo que considere a individualidade da criança, pensando a avaliação como iniciativa diária, que dá sentido ao planejamento e às escolhas que feitas pelo professor para garantir boas experiências a todos. 

Por isso, indico Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças, uma capacitação online que retoma a ideia de como esse processo precisa ser documentado – para que, assim, o que foi vivido pelos pequenos evidencie de fato o seu desenvolvimento e as suas aprendizagens a partir das oportunidades previamente organizadas. 

A sexta e última indicação desta lista aborda um tema prioritário: inclusão. Na escola onde trabalho, é consenso entre nós, professores, a importância de seguirmos discutindo como estruturar planejamentos que garantam os direitos de aprendizagem para todas as crianças. Nesse sentido, trago como sugestão o curso Como desenvolver atitudes inclusivas, que discorre em suas quatro horas sobre planejamento, postura em sala e principalmente relação com as famílias.  

Queridas professoras e queridos professores, espero que essas recomendações contribuam para o seu desenvolvimento profissional e que, em meio às suas demais metas, os apoiem no alcance dos seus objetivos – já que um ano novo cheio de realizações também depende de nós! E seguimos juntos por aqui em 2023. 

Um abraço e até breve! 

 

Paula Sestari é professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Joinville (SC), com dez anos de experiência nessa etapa, e mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e foi eleita Educadora do Ano com um projeto com crianças pequenas na área de Educação Ambiental.

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