PARCERIA
Logo tinker

Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Entenda as escalas de proficiência do Saeb

Saiba mais sobre o sistema de avaliação, como identificar o nível de domínio de sua turma e onde encontrar os resultados do Saeb

POR:
Maggi Krause
Foto: Lana Pinho/Nova Escola

Uma das principais dúvidas a respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que deve ocorrer em outubro e novembro, diz respeito à escala de proficiência. Para entender melhor o conceito, confira as perguntas e respostas a seguir. 

1. O que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)? 

É um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Os resultados permitem que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação ofertada

Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb

2. O que é a escala de proficiência do Saeb?

As escalas de proficiência podem ser visualizadas como réguas que permitem aferir as habilidades dominadas pelos alunos do nível mais baixo para o mais alto, de forma contínua. As escalas de proficiência de Matemática do Saeb de 2º e de 5º ano não se relacionam. Essas escalas foram divididas em níveis, observe a seguir: 

Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/matrizes-e-escalas 

3. O que é descrição pedagógica da escala de proficiência?

É a descrição dos conhecimentos e das habilidades que os estudantes demonstram ter desenvolvido em cada nível da escala. 

 A descrição  pedagógica da escala indica o que os alunos que se encontram em determinado nível  sabem ou são capazes de fazer. A partir dessa descrição, a escola consegue pensar, planejar e executar intervenções que os levem a avançar um ou mais níveis. 

Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/12868/12868_5.PDF

4. Como saber o resultado do Saeb? 

2º ano

As aplicações das avaliações para o 2º ano no Saeb 2021 não foram censitárias, o que significa que as escolas não receberam seus resultados individuais. Veja os resultados do 2º ano por estado. 

5º ano

As aplicações das avaliações para o 5º ano foram censitárias para as escolas públicas e amostrais para as escolas privadas. Sendo assim, as escolas e municípios que cumpriram os critérios de divulgação descritos com detalhe no Artigo 19 da Portaria nº 250/2021 tiveram seus resultados publicamente divulgados. Veja os resultados do 5º ano por estado. 

Fonte: https://download.inep.gov.br/saeb/resultados/apresentacao_saeb_2021.pdf 

Como saber o nível de proficiência da turma?

Se os resultados da sua escola no Saeb tiverem sido divulgados, você terá acesso ao nível em que se encontram a maioria dos estudantes.

Uma maneira alternativa de acessar os dados por escola é consultar o site do QEdu. Com base nos resultados do Saeb para o 5º ano, eles indicam a distribuição percentual dos estudantes pelos padrões de desempenho (insuficiente, básico, proficiente e avançado). Se a sua instituição não obteve o número mínimo de estudantes, não haverá dados no QEdu, mas é possível consultar resultados do município e do estado com objetivo de definir uma meta. Como introdução ao QEdu, recomendamos que assista a esta série de vídeos, com o professor Raph Gomes, que relata estratégias exitosas de gestão pedagógica e explica como utilizar o QEdu para planejar ações pedagógicas em sua rede e escola.

Como alternativa, ou até para traçar um diagnóstico de cada turma, sugerimos que você elabore uma avaliação, tendo como referência as habilidades que constam no nível de proficiência do seu estado, para identificar as habilidades a desenvolver. 

Para saber mais sobre como compreender e utilizar os resultados de avaliações externas, consulte este material realizado especialmente pela Comunidade Educativa CEDAC para a NOVA ESCOLA.

5. Como preparar os alunos para o Saeb?
Para os professores de Matemática, um dos caminhos é utilizar a curadoria de planos de aula feita pela NOVA ESCOLA, com objetivo de apoiar o planejamento para desenvolver habilidades específicas dos estudantes. Descubra como fazer isto aqui

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias