PARCERIA
Logo tinker

Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Saeb: confira seleção de planos de aula para apoiar seu planejamento

Curadoria preparada por time de especialistas ajuda a desenvolver habilidades específicas de Matemática do 1º ao 5º ano

POR:
Maggi Krause

Desenvolva habilidades específicas do Saeb com sua turma. Foto: Renato Stockler/Nova Ecola

Sabemos que buscar por conteúdos, materiais e recursos que apoiam a  prática docente é uma tarefa trabalhosa, que exige tempo e dedicação. Imagine, então, como seria selecionar planos de aula para desenvolver habilidades específicas que preparem os estudantes para resolver os itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

A NOVA ESCOLA aproveitou o conhecimento de especialistas na área de formação em Matemática para elaborar uma curadoria valiosa, que vai ajudar você na hora de encontrar o que a sua turma mais precisa, com indicação de planos de aula efetivos para construir dezenas de habilidades previstas na BNCC.  

Seu objetivo pode ser preparar os estudantes para as avaliações do Saeb, recompor aprendizagens ou desenvolver as habilidades de um determinado ano escolar: em todos esses casos, acompanharemos você nessa jornada e ensinaremos a utilizar a curadoria para ampliar as oportunidades em sala de aula.   

Sobre a curadoria

Para quem serve essa seleção de planos de aula? 

Para professores do 1º ao 5º ano que tenham como foco contribuir  com o desenvolvimento das habilidades específicas dos estudantes, promovendo a aprendizagem contínua de Matemática e preparando-os para resolver itens de avaliações, como os do Saeb. 

O bom desempenho nas avaliações é consequência de um trabalho de longa data e que promove o desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Por isso, não deve ficar restrito aos professores de 2º e de 5º ano, e sim ter continuidade ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, orienta Eliane Zanin, uma das especialistas envolvidas nessa curadoria de planos de aula. 

Qual o principal benefício da curadoria? 

A indicação dos planos de aula serve como um apoio consistente ao planejamento. Utilizando-os em uma sequência lógica, possibilitam desenvolver as habilidades necessárias, tendo como ponto de partida o nível em que se encontram os estudantes antes de alcançarem a meta de aprendizagem.  

Como foram selecionados os planos de aula?  

Consultamos o detalhamento das escalas de proficiência de Matemática do 2º ano e do 5º ano do Ensino Fundamental e a descrição pedagógica da escala Saeb de 2021.  

Nosso trabalho consistiu em analisar, para cada ano, os tópicos da descrição pedagógica da escala Saeb em cada nível e encontrar a habilidade da BNCC correspondente àquela descrição. Em seguida, buscamos entre os planos de aula da NOVA ESCOLA aqueles que contemplavam a habilidade e mais se aproximavam da descrição. 

Lembramos que, para desenvolver determinada habilidade, é necessário um trabalho que envolve um conjunto de planos. Por esse motivo, para cada item descrito na escala, selecionamos dois ou mais planos de aula.

Veja o exemplo a seguir de como foi realizada a curadoria:

Dúvidas importantes

Não seria mais simples treinar os estudantes para resolver um item do Saeb?

Qualquer tipo de treinamento para que o estudante consiga resolver um determinado item é equivocado, pois os itens são específicos e mudam constantemente. O importante é contribuir para o desenvolvimento das habilidades da BNCC, assim o estudante será competente para resolver qualquer item que envolva aquela habilidade.  

Com este material, é possível trabalhar a recomposição da aprendizagem dos alunos? 

A recomposição de aprendizagem exige um trabalho mais amplo. Essa curadoria pode contribuir para esse objetivo, entretanto, não é suficiente para garantir a recomposição de aprendizagens que não foram asseguradas durante a pandemia.

As habilidades que aparecem nessa curadoria são suficientes para garantir as aprendizagens futuras?

Não. Como elas foram elencadas a partir da descrição da escala Saeb, que por sua vez é feita com base na leitura de itens de avaliação Saeb que receberam parâmetros e foram analisados (e não são todos), não cobrem todas as habilidades fundamentais para o 2º e para o 5º ano que garantam aprendizagens futuras. Esse conjunto mais amplo de habilidades focais pode ser consultado nos Mapas de foco do site do Instituto Reúna.   

Como usar a curadoria?

Elaboramos um passo a passo para ajudar você a usar, na prática, a seleção de planos de aula feita pelas especialistas*. Confira aqui

Recomendações para a coordenação pedagógica

Construímos a listagem a seguir para orientar as ações que apoiam a rotina de planejamento docente e a evolução da aprendizagem dos estudantes:  

Analisar os resultados do Saeb da sua escola.

  • Olhar para o material da curadoria.
  • Traçar uma meta junto do professor. 
  • Oferecer assessoria para fazer a seleção de planos curados .
  • Planejar o acompanhamento pedagógico. 
  • Acompanhar o dia a dia na sala de aula.
  • Utilizar a atividade de raio-X para coletar evidências de aprendizagem.

  • Reservar atividades de raio-X dos planos de aula para montar simulados.  
  • Verificar a progressão e replanejar, caso o objetivo não tenha sido alcançado.

Dica: "Vale o gestor ressaltar que esses planos de aula que objetivam desenvolver habilidades específicas favorecem a aprendizagem dos estudantes. É importante dizer que não é algo a mais para ser acrescentado à rotina, mas sim articulado com outros recursos da rede, como o livro didático”, ensina Eliane Zanin, do Time de Formadores da NOVA ESCOLA.

*Quem elaborou esta curadoria

Luciana Tenuta foi professora de Matemática na Educação Básica por 22 anos e no Ensino Superior por 11 anos. Supervisionou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFMG, é autora de livros didáticos, consultora de redes de educação públicas e privadas e faz parte do Time de autores da NOVA ESCOLA. 

Eliane Zanin atuou por 31 anos em escolas públicas, exercendo vários cargos; é autora de cursos para professores e de materiais didáticos de Matemática (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e faz parte do Time de Formadores da NOVA ESCOLA.

Sônia Neves é professora de Matemática na Educação Básica há 27 anos. Atua na Formação de Professores há 13 anos. Autora de cursos para professores e de materiais didáticos de Matemática e faz parte do Time de autores da NOVA ESCOLA.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias