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Folclore: utilize brincadeiras para desenvolver a alfabetização matemática

Atividades permitem trabalhar de forma significativa o sistema numérico, leitura de dados, noções de espaço, situações-problema e medidas

POR:
Selene Coletti
A bolinha de gude é uma brincadeira que pode ser utilizada. Crédito: Wikimedia Commons

O folclore é formado por diferentes manifestações da cultura popular que formam a identidade de um povo. Por isso, são muitas as possibilidades de trabalho na escola, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento e durante todo o ano. 

Muitas vezes, reservamos pouco tempo para o tema – geralmente, em agosto, mes em que celebramos o Dia do Folclore (22/08). Ou selecionamos aspectos que estão muito distantes dos nossos alunos ou caímos em clichês. Este texto irá ajudar a (re)pensar as atividades e como inserir essas manifestações culturais ao longo do ano letivo. 

Aqui vamos em caminhos possíveis de relacionar brincadeiras folclóricas, presentes no dia a dia das crianças, com a alfabetização matemática.

Resgate brincadeiras tradicionais

Para começar, pode solicitar que a turma pesquise com os seus pais e avós quais as brincadeiras que costumavam brincar quando eram crianças. 

Peça também que organizem uma lista das próprias brincadeiras a fim de que possam encontrar as diferenças e semelhanças entre elas. Essas descobertas renderão muitas rodas de conversa, explorando o porquê das mudanças, por exemplo.

Certamente, irão aparecer brincadeiras como amarelinha, cabo de guerra, pular corda, bolinhas de gude, rouba-bandeira, queimada, entre outras. Escolham algumas delas para brincar. Para aquelas que a turma não conhecer, solicite que pesquisem as regras. Também pode convidar pais ou avós a virem ensinar as crianças como brincar. 

A maioria delas permite explorar noções espaciais e o sistema de numeração.

Matemática e folclore

Após brincar muitas vezes, solicite que as crianças registrem as experiências e o modo de brincar em forma de desenho. A proposta pode parecer fácil, mas ela permite que as crianças coloquem em jogo muitos conhecimentos. 

Analisar as produções permite compreender o quanto cada um está se apropriando da brincadeira, assim como traz informações sobre a noção de espaço da criança.

Na sequência, explore os registros em uma roda questionando quais elementos da brincadeira é possível identificar. Abra espaço para que o grupo contribua com sugestões do que é possível acrescentar ou tirar para aprimorar o desenho. 

Explore a pontuação dos jogos

A bolinha de gude é uma brincadeira que sempre foi muito apreciada em minhas turmas. Fazia adequações nas regras para atender a Educação Infantil, com os alunos mais velhos pode ser jogada da maneira que se apresenta tradicionalmente.  

Uma das formas de adaptar as regras é delimitando o espaço – nesse espaço deixam-se uma quantidade de bolinhas. Cada criança recebe uma quantia para poder jogar. Na sua vez, de uma distância pré-estabelecida, ela joga a sua bolinha com o objetivo de acertar outras e as tirar daquele espaço. 

Se conseguir, aquelas que saírem são de quem acertou e contam pontos. Por exemplo: cada criança começa com 3 bolinhas nas mãos e atira uma delas dentro do espaço limitado, acertando as bolinhas que estão no centro e espalhando 4 delas para fora, estas serão suas e contarão como 4 pontos. Se nenhuma bolinha for espalhada, a pessoa que jogou perde a peça que foi jogada e não marca pontos.

A organização dos resultados em tabelas permite investir na leitura dos dados e propor situações-problema com base em cenas que aconteceram durante a brincadeira. Essa proposta pode ser adaptada para outras brincadeiras que envolvam pontuação. 

Explorando o aviãozinho de papel

Quem já brincou de fazer e atirar aviõezinhos de papel? Ests é uma brincadeira que faz parte da memória afetiva de muitas pessoas. 

O primeiro passo é confeccionar o aviãozinho com base na leitura de imagens de como fazer – abaixo selecionei um exemplo de tutorial que pode ser apresentado.

Wikimedia Commons

Quando todos terminarem a dobradura, é hora de brincar. Eu costumo organizar campeonatos com as crianças em que elas se dividem em pequenos grupos e aquele que atirar o avião mais longe avança no torneio até chegar no vencedor. 

Durante a brincadeira, as crianças encontrarão estratégias para medir as distâncias e estabelecer qual a maior. Elas podem utilizar instrumentos de medidas convencionais ou não convencionais. O registro dessas distâncias também permite boas explorações sobre as medidas, além de poderem ser exploradas em situações-problemas. 

Caso seus alunos já estejam alfabetizados, pode propor que escrevam as regras da disputa.

Para os mais novos, o registro da brincadeira por meio do desenho é também bastante rico, como mencionei anteriormente. 

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros caminhos. Pode-se apresentar brincadeiras tradicionais de sua região, da cultura africana ou de povos indígenas. Tenho certeza de que, diante de tanta diversidade, cada um irá encontrar muitas brincadeiras folclóricas e trabalhar a Matemática de uma forma mais significativa e prazerosa. 

Um abraço e até a próxima,

Selene

Selene Coletti é professora há 41 anos na rede pública. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por 10 anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, com o projeto “Mapas do Tesouro que são um tesouro”, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio “Gestão para o Sucesso Escolar”, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e também como formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP). Atualmente é vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba.

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