Práticas inspiradoras para promover a inclusão

Casos que envolveram todos os alunos, de alunos com deficiência auditiva à física

Larissa Teixeira
Crédito: Getty Images

Mais do que ter um espaço físico adaptado ou garantir a participação dos estudantes com deficiência nas atividades cotidianas, a inclusão é fundamental para que todos aprendam a respeitar as diferenças. Uma Educação verdadeiramente inclusiva não isola o aluno com deficiência, mas garante que todos tenham os mesmos direitos. Quando alunos, professores e funcionários entendem a importância de acolher o outro, conseguem levar esse olhar empático para fora dos muros da escola.

Para mostrar como a criação de atividades inclusivas pode ajudar a transformar a realidade das crianças, NOVA ESCOLA selecionou cinco práticas inspiradoras de inclusão em diferentes disciplinas. Veja abaixo:

Por uma literatura inclusiva

Com a chegada de um aluno cego na EEB São José, em Herval D’Oeste (SC), a professora Tânia Maria Rosa decidiu criar um projeto para envolver toda a turma na aprendizagem da escrita braille. Durantes as atividades, os alunos manusearam a obra e aprenderam alguns fundamentos do sistema de escrita e leitura com o próprio estudante, que lhes explicou como as combinações de pontos formavam as letras.

Dança contemporânea para cadeirantes

Este projeto realizado na EMEF Mauro Braga, em Vitória, possibilitou aos alunos reconstruir a autoestima e conhecer o próprio corpo por meio da dança contemporânea. Além disso, a atividade deu espaço para que um aluno cadeirante, com paralisia cerebral, protagonizasse um espetáculo de dança.

Rugby para todos

No CEU EMEF Água Azul, em São Paulo, a ideia de flexibilizar a forma de jogar rugby possibilitou que os alunos com deficiência participassem ativamente dos jogos. Para isso, toda a turma foi desafiada a criar novas regras para o tag rugby, uma variante de iniciação ao esporte em que não há contato e pode ser praticada por todos.

Crianças ouvintes aprendem libras

Para sensibilizar os pequenos sobre a importância da inclusão, uma escola de Educação Infantil de uma universidade federal em São Paulo envolveu 20 crianças ouvintes em um projeto sobre o ensino de Libras. Além de conhecer uma nova forma de se comunicar, a turma aprendeu a valorizar a diversidade e combater o preconceito.

Brincar e fazer brinquedos

Na EM Pedro Suruagy, na periferia de Maceió, os alunos do 1º ano do Fundamental participaram de uma experiência de construção de brinquedos e criação de jogos inclusivos. Durante as atividades, eles puderam trabalhar o equilíbrio, a agilidade, a criatividade e a coordenação motora, além de vivenciar situações de companheirismo, solidariedade e respeito às diferenças.