Plano de Aula

Plano de aula: Brincando de usar o banheiro

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desfralde

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade, é importante que você solicite à família, por meio de carta ou diálogo, um relato sobre o desfralde. Identifique se esse tema já se iniciou por parte da família ou da criança, como tem sido esse processo e como ele tem evoluído.

Materiais:

Cadeiras, tecido (TNT, lençol etc.) bacia, bonecas, fraldas, potes, rolos de papel higiênico, barbante, garrafas pet. Utilize o espaço da sala para criar um cenário onde as crianças brinquem de banheiro, explorando seus usos por meio do faz de conta. Por isso, é preciso contar com materiais que representem um vaso sanitário, uma pia, o papel higiênico, a cortina, o penico etc. Organize a sala em forma de estações ou cantos, incluindo bonecas sentadas nos penicos de potes de garrafa pet e outras usando fraldas.

Espaços:

Antes do início da atividade, será necessária criar um ambiente de simbolização do banheiro. As cadeiras podem ser utilizadas como vasos e penicos. Disponibilize rolos de papel higiênico e, ainda, uma bacia para simbolizar uma pia para a higienização das mãos. O barbante pode ser colocado de uma parede até a outra, dividindo o espaço ao meio, assim, somente o espaço da porta ficará coberto pelo tecido e você poderá observar como as crianças brincam desse faz de conta. Considere também que elas vão brincar, explorar e investigar com a representação do banheiro e com a brincadeira de bonecas com uso de penicos e fraldas.

Tempo sugerido:

Entre 30 minutos e uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças conseguem falar sobre sua relação com a fralda, o desfralde e o uso do banheiro? Há distorções em relação aos relatos trazidos pelas famílias? Elas escutam os colegas?

2 .Como as crianças se relacionam com os materiais e com o cenário na brincadeira de faz de conta? Quais as representações que fazem? Como essas representações se relacionam com as manifestações nas rodas de conversa?

3. Quais apoios as crianças buscam, tanto nas conversas como nas brincadeiras, do adulto e de outras crianças?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se para que a simbolização do ambiente de banheiro seja acessível para todas as crianças. Tenha o mesmo cuidado com a disponibilização das bonecas, dos penicos e das fraldas. Observe interesses e necessidades de forma individual e do grande grupo. Ofereça apoio às crianças que têm mais dificuldades em se comunicar nos momentos de conversa no grande grupo, assim como na exploração e no compartilhamento de materiais e de enredos com colegas durante as brincadeiras.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grande grupo para explorar os brinquedos, os cenários, os espaços e as brincadeiras propostas de maneira livre. Incentive a interação de modo simbólico e a organização em pequenos grupos de interesse. Observe a brincadeira de exploração, a intimidade e a segurança de interação das crianças, em especial quais estratégias elas usam no faz de conta com todos os objetos ofertados na figuração do banheiro e com as bonecas. Apoie a curiosidade delas acompanhando seus encantamentos e as possíveis descobertas do faz de conta, sempre brincando junto com as crianças.

2

Permita que as crianças se organizem dentro dos centros de interesse da maneira livre e de acordo com o desejo delas, de brincar sozinhas, em duplas, trios ou pequenos grupos. Durante as brincadeiras busque diálogos desafiadores e que ajudem as crianças no protagonismo delas diante do desfralde e informe que esse é um aprendizado construído em parceria com as famílias delas, para que elas se sintam seguras e acolhidas nessa decisão.

Possíveis falas do professor neste momento: Acho que minha filha está pronta para dar tchau para a fralda dela, porque ela já tem a sua idade, dois anos, e já me conta quando fez xixi e cocô. Que legal, seu filho já não usa mais fralda, vejo que tem o ajudado muito, você é um papai muito bom.


3

Continue brincando junto com as crianças como forma de engajar todas elas no tema e de ajudá-las a encontrar um ponto de exploração dentro dos espaços proporcionados.

Possíveis falas do professor neste momento: Faz de conta que eu estou muito apertada para fazer xixi. Olha um banheiro ali, ai que bom, estou apertada para fazer xixi pois bebi muito suco. Diante da interação com o banheiro e o brincar simbólico.

Minha filha hoje vai usar o penico pela primeira vez, diante da interação com as bonecas e o brincar simbólico.


Para finalizar:

Avise que o momento de exploração do ambiente termina em dez minutos. Após cinco minutos avise novamente. Ao fim dos cinco minutos, informe ao grande grupo qual será a próxima atividade e que precisamos preparar a sala para ela, assim, convide as crianças para ajudar nessa arrumação.Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardá-lo e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.

Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy

.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados