Plano de Aula

Plano de aula: Conversando sobre o banheiro

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desfralde

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

É importante que o professor conheça as crianças e saiba em que fase cada uma se encontra em relação ao processo de desfralde, por meio de informações trocadas entre escola e família.

Materiais:

Imagens de crianças com características físicas diversas que demonstrem estar apertadas para ir ao banheiro; aliviadas após fazer xixi ou cocô; fazendo caras e expressões corporais ao fazerem cocô; correndo para chegar ao banheiro ou fazendo a higienização das mãos. Barbante e pregadores.

Espaços:

Planeje que a atividade comece com uma roda de conversa com o grande grupo sobre as expressões corporais realizadas antes e após o xixi e o cocô. As imagens devem estar na altura das crianças e atender a amplitude corporal e gestual da turma. Elas podem estar dispostas de diferentes formas: nas paredes, no chão, em mesas ou penduradas, como em um varal. 

Tempo sugerido:

Entre 20 minutos e 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais conhecimentos básicos relativos aos conceitos: agora, antes, durante, depois, rápido e devagar as crianças demonstram ter? Como expressam esses conhecimentos?

2. Quais as estratégias usadas pelas crianças para comunicar a necessidade de uso do banheiro?

3. Como as crianças expressam suas percepções e compreensões acerca do tema?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Tenha um olhar atento para as crianças que necessitam de apoio e acolhimento afetivo para lidar com o tema do desfralde, a partir do conhecimento prévio que possui sobre o grupo. Durante o uso do banheiro, ajude e promova a autonomia em todas as etapas do uso social do banheiro.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grande grupo para se sentar em roda no chão. Conte que vamos fazer uma investigação por nossos rostos e corpos, para descobrir como eles se comunicam conosco antes e depois do uso do banheiro. Durante essa conversa, proponha desafios de interpretação de comunicação facial e corporal, proporcionando o protagonismo das crianças no reconhecimento dos sinais do corpo.


2

Converse com as crianças de modo a acolher seus depoimentos, dúvidas e curiosidades. Proporcione momentos de falas individuais para as que manifestaram desejo de se expressarem. Pergunte quem já usa o banheiro e questione quais estratégias elas desenvolveram para saber que o cocô e o xixi estão vindo.


3

Coloque à disposição imagens de crianças com características físicas diversas, que demonstrem: estar apertadas para ir ao banheiro; aliviadas após fazer xixi ou cocô; fazendo caras e expressões corporais, ao fazer cocô; correndo para chegar ao banheiro; fazendo a higienização das mãos. Deixe que cada criança tenha uma imagem e proponha um rodízio entre elas. Enquanto a turma observa as fotos, informe que elas ficarão disponíveis na sala de atividades e que todos poderão consultá-las em outros momentos.

Possíveis falas do professor nesse momento: Eita, acho que está acontecendo alguma coisa com essa criança da figura! Vejam como estão as pernas e o rosto dela. Será que ela está com pressa de chegar em algum lugar? Quem já ficou assim também? Quem ela poderia chamar para ajudá-la a ir ao banheiro? Será que ela vai conseguir chegar a tempo? E se não for possível, o que pode acontecer?

Possíveis ações das crianças neste momento: elas podem, por exemplo, apontar para as figuras, tentando imitá-las ou procurando alguma forma de indicar que reconhecem a expressão.  


4

Durante a rotina diária, ao notar que alguma criança está apertada para o xixi ou o cocô, convide-a para a observar as imagens. Esse momento de observação pode ajudar a criança a verbalizar e validar a necessidade de ir ao banheiro. Leve a criança ao banheiro e, ao retornar, convide-a para observar novamente as imagens. Converse sobre como ela se sente após o uso do banheiro. Para finalizar, pergunte se ela deseja mostrar as imagens do antes e depois para os amigos. Apoie a criança no que ela precisar nesse momento do desfralde.

Possíveis falas do professor neste momento: Vejo que você não está conseguindo se concentrar nessa brincadeira. Suas pernas não param quietas, o que será que seu corpo quer te dizer? Será que algumas dessas imagens está parecida com você agora? Diante do varal das imagens: Pronto, agora que você usou o banheiro, vai conseguir brincar com tranquilidade e conforto.

Para finalizar:

Avise ao grande grupo que dentro de dez minutos todos irão guardar os materiais, pois uma atividade vai começar. Depois de cinco minutos, avise novamente. Passado o tempo, convide o grande grupo para guardar os brinquedos e organizar a sala. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardar e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.

Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy.

.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados