Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo características do frio e do calor

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais mais profundas das relações sociedade natureza

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos farão um jogo fora da sala de aula. Este jogo tem um tabuleiro desenhado no chão em tamanho grande, por isso, você deverá fazer este desenho antes da aula começar, para que no momento do jogo ele já esteja disponível. Encontre um local adequado para desenhar 4 tabuleiros. Eles consistem em 10 retângulos enfileirados, como se fosse a trilha de uma Amarelinha. Encontre mais orientações de como fazer o desenho e de como ele deve ficar no documento “Jogo do Frio ou Calor” no item “material complementar”.

Além deste tabuleiro desenhado, para aula você precisará de: quadro, giz, papel, lápis, imagens da aula e regras do “Jogo do Frio ou Calor” (estes dois últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Jogo do Frio ou Calor - como montar e regras do jogo (a ser usado na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf

Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:

Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que nesta aula eles descobrirão como os hábitos das pessoas mudam nos períodos de frio e calor.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados