Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: YouTube, WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravar vídeos e fotos.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom ou Google Docs.
Valor trabalhado
- Respeito ao ambiente e a própria coletividade
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula
Este plano de aula tem como objetivo fazer com que os alunos relacionem os tipos de moradias e as técnicas e materiais utilizados para sua construção observadas em seus lugares de vivência. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona. Para iniciar, grave um vídeo falando ou envie uma foto do slide de apresentação original do plano. Caso prefira, a aula pode ser realizada pela ferramenta do Google Meet.
Contextualização (20 minutos)
Envie a imagem do plano original aos alunos e questione-os: por que será que as moradias são construídas de formas diferentes? Eles provavelmente irão concordar. Após esse momento, pergunte a eles quais formas de se construir moradias eles conhecem. Permita que se manifestem sobre o assunto por meio da gravação de áudios ou respostas escritas.
Problematização (60 minutos)
Mostre aos alunos a foto do slide que consta no plano original desta etapa. Em seguida, lance a seguinte questão: o que faz com que as características das moradias mudem de um local para outro? Permita que eles se expressem livremente. Em seguida, busque aprofundar a discussão fazendo as seguintes perguntas:
- Por que essa moradia é construída desta forma?
- Seria possível construí-la de outra forma?
- Que tipos de materiais foram utilizados para construí-la?
- No local onde vivemos existe esse tipo de moradia?
Caso não haja palafitas em seu local de vivência, aproveite esse momento para explicar que esse tipo de moradia é comum nas margens dos rios. Por isso, não são todos os locais que podem apresentar esse tipo de construção. Espera-se que neste momento os alunos entendam que as técnicas e materiais utilizados para construir estão ligados às necessidades do local.
Incentive que as repostas sejam anotadas no caderno e enviadas por e-mail, WhatsApp ou pela plataforma do Google Classroom. Caso, eles tenham acesso, aqui pode ser inserido a ferramenta do Google Docs para suas anotações.
Ação propositiva (dois dias)
A atividade será realizada de forma assíncrona. Envie cópia do quebra-cabeças e das afirmações disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nczYw4TqGXVjtewq2Sw2txvyy2kBBYhcrCvpgxuqqpG4uv2fGYJnMJGhT4j/geo1-06und03-quebra-cabeca.pdf, acesso em: 31/05/2020. Peça que, com ao auxílio de um adulto, cortem as tiras com as afirmações e coloquem-nas em uma caixa de papelão. Dê um tempo para que eles possam montá-lo e solicite que colem em uma folha sulfite.
Contando com a participação dos familiares, peça que escrevam em cima de cada figura o nome da moradia. Em seguida, leia para os alunos a afirmação presente na tira e solicite que se manifestem sobre a moradia ao qual ela corresponde.
Se estiver utilizando o Google Meet, a atividade poderá ser realizada de forma síncrona. Do contrário, envie vídeos com as mesmas proposições e peça que as respostas sejam gravadas e encaminhadas por áudio.
Sistematização (60 minutos)
Após a ação propositiva, marque com os alunos uma roda de conversa. Pergunte a eles o que aprenderam sobre cada imagem que apareceu na etapa anterior.
Neste momento, aproveite para fazer intervenções pontuais, como:
- Casa de vidro: é um tipo de construção pouco presente em grandes cidades, pois os moradores perdem um pouco da privacidade por conta da visibilidade de seu interior.
- Casa de palha (oca): é um tipo de moradia típica de aldeias indígenas. É realizada com técnicas de construção que foram ensinadas de geração em geração. É construída pelos próprios moradores da aldeia.
- Barraco: é uma construção onde se utiliza restos de materiais e abriga pessoas com pouca condição financeira. Aproveite esse momento para abordar questões importantes como a desigualdade. Pode-se também incluir um debate sobre o direito à moradia digna para todos os cidadãos.
- Prédio: é o tipo de construção que mais cresce nas grandes cidades, pois ocupa menos espaço e é capaz de abrigar várias famílias ao mesmo tempo. Para construí-lo é necessário a utilização de muitos equipamentos e mão de obra.
Durante essa roda de conversa é importante deixar o diálogo aberto para os alunos fazerem colocações e perguntas que forem convenientes. Fica como sugestão que organizem este momento pelo Google Meet. Do contrário, pode ser realizado por chamada de vídeo no WhatsApp.
Convite às famílias
Incentive as famílias a assistirem com as crianças aos vídeos que seguem:
- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=inb4iC9LvEQ, acesso em: 31/05/2020.
- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N837uUhxudo, acesso em: 31/05/2020.