Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravar vídeos e áudios.
- Optativas: Google Meet e Google Docs.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os alunos observem as mudanças que ocorrem com os objetos eletrônicos de nosso cotidiano, dando foco nos materiais e tecnologias utilizados. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona. Para apresentar o tema da aula, grave um vídeo ou tire uma foto do slide que consta na proposta original para esta etapa e envie à turma.
Contextualização (20 minutos)
Faça o seguinte questionamento: quais os principais tipos de mudança sofreram os objetos que usamos no nosso dia a dia? Para isso, grave um áudio ou vídeo e o envie pela ferramenta escolhida. Deixe que eles se manifestem.
Em seguida, pergunte: você conhece algum objeto que era diferente do que é atualmente? Este momento serve para resgatar conhecimentos prévios dos alunos. Permita que eles façam algumas colocações, mas não aprofunde o tema, pois ele será aprofundado nas próximas etapas. Aqui, sugira que eles façam desenhos como respostas a seu questionamento e enviem um registro fotográfico.
Problematização (60 minutos)
Encaminhe o slide original desta etapa aos alunos e questione-os: vocês conhecem esse objeto? Caso eles não consigam identificar o que é, direcione-os de modo a perceberem que se trata de um fogão à lenha. Faça outras perguntas:
- Como funcionava esse fogão?
- O que mudou nesse objeto da foto comparado ao atual?
- Vocês acham que o tipo de tecnologia é o mesmo?
- Vocês acham que era mais fácil ou mais difícil cozinhar nesse fogão?
Dê alguns minutos para que se manifestem por meio de áudios ou mensagens de texto. Você também pode organizar esta etapa usando o Google Meet.
Ação propositiva (dois dias)
A atividade será realizada de forma assíncrona. Envie as imagens disponíveis a seguir e proponha aos alunos um jogo da memória. As figuras das cartas são de objetos de uso cotidiano e mostram como eles eram antigamente e como são hoje em dia.
Jogo da memória, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4jm3YB3pg6brs6tw9fpwqfys5esYs4Hpp4zuFw98NQSSQyNtKJyvdW99kVt/geo1-06und05-jogo-da-memoria.pdf, acesso em: 31/06/2020.
O objetivo da brincadeira é relacionar os pares. Caso os alunos não possam fazer a impressão do material, oriente previamente que façam os desenhos ou que recortem de revistas e jornais imagens semelhantes. Peça que as crianças se organizem em dupla com algum familiar. Você também pode orientá-las para que realizem uma videochamada com algum colega para jogar virtualmente. Grave um vídeo explicando as regras.
- Cada dupla receberá as cartas
- Em seguida, deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo
- Um por vez, deverão escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, as cartas são eliminadas. Caso o contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam
- O objetivo do jogo é encontrar todos os pares e eliminar todas as cartas
Após relacionarem todos os objetos, solicite que eles observem-nos por alguns instantes e identifiquem quais foram as mudanças nas técnicas usadas para confeccioná-los. Dê alguns minutos para que cada dupla possa discutir e entrar em um consenso.
Sistematização (60 minutos)
Organize um painel com as mudanças que foram relatadas pelos alunos. Para isso, escreva em alguma espécie de quadro o nome de todos os objetos que aparecem no jogo. Em seguida, pergunte quais aspectos eles observaram durante a ação propositiva e anote-os. Nesta etapa, você poderá utilizar a ferramenta do Google Docs.
É importante direcionar este momento para uma análise voltada aos materiais e às tecnologias usadas na construção dos objetos. Ao final da atividade, você pode solicitar aos alunos que copiem as informações do quadro, dependendo do nível de alfabetização. Caso sua turma ainda não tenha o domínio da escrita, produza um cartaz que deverá ser impresso e colocado no caderno.
Convite às famílias
Oriente que a família assista ao seguinte vídeo com a criança:
- “Tecnologia”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y8nkjyTk1-Q, acesso em: 01/06/2020.
Ao final, peça que eles conversem sobre objetos que eram de um jeito em seu tempo, mas que agora mudaram com o avanço da tecnologia.