GEO1_08UND07 - Atividade (Problematização)
Plano de Aula
Plano de aula: Mapa Mental do Trajeto Escolar
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, cola.
Material complementar:
GEO1_08UND07 - Atividade (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rd6pxAr3aEENeY5twtWw2KkYvb8WgxG8v9SHaQTPQtpK6S5dRUGNJhNxBxUv/geo1-08und07-atividade-problematizacao.pdf
GEO1_08UND07 - Exemplo para construção de mapa mental (Ação Propositiva):
Para você saber mais:
Segue um texto sobre a importância do mapa mental para a alfabetização cartográfica e para a Geografia nas séries iniciais.
ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, ou escreva no quadro. Conte a eles que receberão uma visita na escola e que ela deixou um bilhete que está insegura porque não sabe como chegar à sala de aula e está com medo de se perder.
Você pode substituir a visita por um estudante novato ou um funcionário da escola. Estimule a imaginação das crianças o quanto for possível.
As crianças deverão conhecer o espaço escolar concretamente, ou seja, já devem ter feito percursos pela escola para explorar o ambiente físico e suas dependências.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA