GEO1_08UND08 - Trilha (tabuleiro)
Plano de Aula
Plano de aula: Representações do Espaço
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Giz, rolo de papel kraft, forros de mesa feitos com material reciclável ou trazidos de casa pelas crianças e/ou professora para montar o cenário, novelo de lã, pincéis atômicos. Os móveis da sala serão utilizados para compor os cenários.
Material complementar:
Canção da Ruazinha Desconhecida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf
Trilha (tabuleiro): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cUD9wSZjtNhU3VtEJ8GBHHVThu5Czz5unUHbXJW7TdFsxryVevJvMPQeQXQZ/geo1-08und08-trilha-tabuleiro.pdf
Para você saber mais:
Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos, projete, se possível. Caso contrário, escreva no quadro.
Converse com os estudantes sobre ruas. Vocês sabem o nome de alguma rua? Quais características uma rua pode ter? Por que as ruas têm características diferentes? O que podemos fazer na rua?
Por que será que essa rua é desconhecida?
Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de ruas da realidade vivida pelas crianças. Procure verificar se no contexto da cidade onde vivem existem ruas sossegadas, onde é possível brincar ou se as ruas são movimentadas, ocupadas apenas por veículos, dentre outras realidades. Assim, adeque as imagens e as perguntas à realidade vivida no município onde vocês estão.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA