Imagens de contingência
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo brinquedos e revivendo brincadeiras
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Garrafas pet, palitos de churrasco, fita adesiva, corda, papel colorido e lápis de cor.
Previamente: Com pelo menos uma semana de antecedência, entre em contato com a equipe de colaboradores da escola para arrecadar o material necessário para esta aula em uma quantidade compatível com o número de alunos da turma. Professores, auxiliares de cozinha e limpeza e gestores podem contribuir com os palitos de churrasco e as garrafas pet necessárias para a produção de alguns dos brinquedos. Se possível, em casa, construa alguns dos brinquedos indicados nos vídeos sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos. Este exercício é importante para calcular o tempo de produção de cada brinquedo além de preparar o que for necessário para o momento da aula (como cortar e furar as garrafas pet, por exemplo).
Faça os brinquedos dos vídeos indicados abaixo, no tópico: “Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos”, são eles: fantoche de origami, “cai-não-cai” (que pode ser feito com pedrinhas no lugar de bolas de gude) e “vai-e-vem”. Além deles, a pipa (ou papagaio), as “cinco Marias” e os “pés de lata” são boas opções para o trabalho em sala de aula.
Para você saber mais:
- Sobre patrimônio imaterial, brinquedos e modos de fazer:
Vídeos: “Patrimônio imaterial”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Patrimônio cultural imaterial: para saber mais”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
- Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos:
“COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1” | Sandra M. Gobert - Pensarte e artesanato. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO” | KIM ROSACUCA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Como jogar Cinco Marias” | Aprender por inteiro nos completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7lWCfZsGcHA (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Como Fazer Pé de Lata” | O Baú da Camilinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EVnkwviEqxc (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA