Plano de Aula

Plano de aula: Construindo uma cápsula do tempo

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) “Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares” de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Uma caixa de papelão (grande) com tampa e identificada como cápsula do tempo, papel ofício, papel sulfite colorido (uma folha para cada criança), lápis de cor e um calendário.

Para você saber mais:

  • Instruções para o uso do papel sulfite colorido: Vídeo “Origami: Box - Caixa de papel com folha A4”, do canal: Easy Origami. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EVJ53M2zpms
  • Sobre narrativa, consciência e aprendizagem histórica: RÜSEN, Jorn. El desarrollo de la competência narrativa en el aprendisaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, Buenos Aires, Ano 4, n.7, p.27-36. oct. 1992.Tradução para o espanhol de Silvia Finocchio. Tradução para o português por Ana Claudia Urban e Flávia Vanessa Starcke. Revisão da tradução: Maria Auxiliadora Schmidt. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1172513/mod_resource/content/1/Jorn%20Rusen%20e%20o%20Ensino%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em 27, fev. de 2019
  • Sobre o processo de seleção e preservação da memória em sua relação com a coletividade, recomenda-se a leitura de: “O que, e por que preservar?” In: VIEIRA, Bárbara de Széchy Cardoso. Cápsulas do Tempo: Reflexões Histórico-Filosóficas da Preservação Documental. Rio de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Janeiro: 2016. Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação (CBG) pp. 28-95. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/185 Acesso em 27, fev. de 2019
  • Sobre outras iniciativas relativas à produção e preservação da memória por meio de diferentes cápsulas do tempo:
  • O Grupo B32 tem uma iniciativa muito interessante a respeito do envolvimento da comunidade com a produção de uma cápsula do tempo para a cidade de São Paulo, você pode acompanhar ou participar no link: http://www.encontrocom2050.com.br/ Acesso em 27, fev. de 2019
  • CARDOSO, A. C. ; SILVA, C. L. C. ; NASCIMENTO, N. P. ; SANTOS, V. R. S. . Projeto Cápsula do Tempo: biblioteca escolar como lugar de construção de memória. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2017, Fortaleza. Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - FEBAB, 2017. v. 26. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/viewFile/1666/1667 Acesso em 27, fev. de 2019
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete o objetivo para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados