Plano de Aula

Plano de aula: Convivência na escola

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Durante esta aula as crianças conhecerão o Regimento Interno da escola e irão se familiarizar com as normas de conduta da instituição, além de construir os combinados da turma de maneira autônoma e proativa.

Materiais necessários: Regimento Interno da escola, cartolina ou papel madeira, folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Modelo de Regimento Interno Escolar. Fonte: Conselho Municipal de Educação de Farroupilha / RS. Regimento Escolar Padrão para Escolas Municipais. Farroupilha - RS. 2012. Disponível em http://www.farroupilha.rs.gov.br/arquivos/conselho_educacao/cme_regimento_escolar.pdf . Acesso em 14 de fevereiro de 2019.

Texto da Convenção Universal dos Direitos da Criança. Fonte: ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca . Acesso em 14 de fevereiro de 2019.

Caso sua escola não possua regimento interno, utilize o modelo disponível acima, ou pesquise um modelo na internet que atenda às suas necessidades, ou ainda busque por este documento em outra escola de sua região ou rede de ensino.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento a criança deverá compreender que ao longo da aula ela terá contato com as regras da escola e poderá criar as regras da turma para garantir a boa convivência.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados