Cartas do jogo
Plano de Aula
Plano de aula: Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z
Por: Maria José Nóbrega
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Materiais necessários: Impressão das cartas do jogo. É interessante imprimir as cartas em papel mais resistente e, se possível, plastificá-las para que possam resistir a várias rodadas.
Dificuldades antecipadas: Como muitas crianças no início da alfabetização não decodificam palavras, é preciso contar com um leitor experiente para ler e explicar as regras do jogo. No baralho, há frutas de diversos cantos do Brasil e do mundo, por isso é necessário que alguém leia para elas. Além disso, podem ter dificuldade de lidar com as regras do jogo, caso as desconheçam.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA