Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação da letra inicial de uma palavra
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z
Descrição
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: https://jogoseducativos.hvirtua.com/frutas-e-vegetais/ - Materiais diversos:
Cartaz com frutas e imagens trazidas pelas crianças.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Associar o nome da fruta à imagem e identificar a letra inicial, escrevendo espontaneamente essas palavras no caderno.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a primeira de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Retome com as crianças a tarefa de casa da aula anterior, na qual deveriam pesquisar outras frutas para completar a lista, trazendo imagens de frutas que começam com as letras do alfabeto que estavam faltando. Anuncie:
- Vocês se lembraram de trazer mais frutas para o nosso “pomar”?
- Precisávamos encontrar frutas que começassem com quais letras mesmo?
Produza um cartaz como o do modelo do arquivo indicado em materiais complementares.
Apresente o cartaz, que já deve estar exposto no mural, e peça para as crianças localizarem as letras para as quais tinham de pesquisar frutas.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar o modelo de cartaz.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA