Plano de Aula

Plano de aula: Completando palavras com vogais

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as vogais constitutivas de uma palavra e observar que a troca de uma delas resulta na construção de uma nova palavra.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som-letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Que letra serve?

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Receba os alunos e explique a eles que nesta aula vocês farão um jogo.

Materiais complementares: Acesse Instruções para preparação do jogo no link: CLIQUE AQUI

Vamos jogar? Sente-se em dupla com um colega. Escolha uma das cartelas que se professor entregará: frutas, brinquedos ou animais. Use o Dado de vogais para tentar completar a palavra. Cada colega tenta uma vez. Olho vivo! Não deixe nenhuma letrinha te enganar!

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas.

Procure agrupá-los em hipóteses aproximadas de escrita. Por exemplo, aproxime:

alunos alfabéticos de silábico-alfabéticos;

silábico-alfabéticos de silábicos com valor sonoro;

silábico sem valor sonoro, de outro com valor sonoro;

um pré-silábico de outro já silábico - a fim de que haja discussão na aplicação das letras e consequente raciocínio em relação à correspondência letra x som em cada palavra. As cartelas permitirão que até mesmo os alunos alfabéticos confrontem sua hipótese à escrita convencional.

Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo. Combine se as palavras deverão ser preenchidas na ordem (o jogo pode demorar mais) ou se o aluno vai completando conforme a vogal que servir.

Materiais complementares: Acesse as cartelas para impressão no link: CLIQUE AQUI

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados