Instruções para a preparação do jogo
Instruções para a preparação do jogo com as vogais
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?
Por: Kelly Naiara Rosário
Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
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4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Dificuldades antecipadas: Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som-letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Receba os alunos e explique a eles que nesta aula vocês farão um jogo.
Materiais complementares: Acesse Instruções para preparação do jogo no link: CLIQUE AQUI
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas.
Procure agrupá-los em hipóteses aproximadas de escrita. Por exemplo, aproxime:
alunos alfabéticos de silábico-alfabéticos;
silábico-alfabéticos de silábicos com valor sonoro;
silábico sem valor sonoro, de outro com valor sonoro;
um pré-silábico de outro já silábico - a fim de que haja discussão na aplicação das letras e consequente raciocínio em relação à correspondência letra x som em cada palavra. As cartelas permitirão que até mesmo os alunos alfabéticos confrontem sua hipótese à escrita convencional.
Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo. Combine se as palavras deverão ser preenchidas na ordem (o jogo pode demorar mais) ou se o aluno vai completando conforme a vogal que servir.
Materiais complementares: Acesse as cartelas para impressão no link: CLIQUE AQUI
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