Boliche de sílabas
Instrução para jogo de boliche
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?
Por: Kelly Naiara Rosário
Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
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4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos ou os que não fazem correspondência sonora necessitarão de apoio na composição silábica. Como a maior parte das atividades é coletiva, assuma o papel da mediação, produzindo perguntas que ajudarão os alunos a avançar em suas hipóteses, provocando-os a observar semelhanças e a identificar palavras que são escritas com as mesmas sílabas. Na leitura e comparação da parlenda, agrupe alunos em hipóteses aproximadas e faça as intervenções necessárias junto às crianças que ainda não têm valor sonoro. São ideais agrupamentos que reúnam:
pré-silábicos com silábicos;
silábicos sem valor sonoro com silábicos com valor sonoro;
silábicos com valor sonoro com os silábico-alfabéticos;
silábico-alfabéticos com os alfabéticos.
A ideia de jogar o boliche para selecionar as sílabas que poderão compor a palavra certamente empolgará os alunos, mas deve necessitar de uma organização mais cuidadosa, como a disposição em filas ou em grupos. Pense no ideal para sua turma.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Receba os alunos e apresente-lhes o tema da aula. Explique-lhes que vamos estudar palavras que terminam com o mesmo som.
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Leia com os alunos a parlenda “Deu meio-dia”. Promova diferentes formas de leitura e garanta que os alunos saibam recitar a parlenda de memória. Nessa variação de leitura, o professor pode fazer a leitura inicial, como modelo de leitor; alunos voluntários podem ler, duplas ou trios, leitura individual e leitura coletiva.
Peça aos alunos que façam uma leitura da parlenda apontando com o dedo o que está sendo lido, ajustando o que se fala à palavra escrita, frase por frase.
Orientações: Escolha algumas palavras da parlenda para que os alunos possam, pela leitura de ajuste, encontrar no texto. Pergunte a eles, por exemplo:
- Onde está escrita a palavra FOGO?
- E a palavra CARETA?
Se o aluno tiver dificuldade, peça a ele que recite a parlenda e retome a leitura até encontrar a palavra.
Se, por exemplo, você pedir para ele ler a palavra PELADO e ele parar na palavra PULAVA, desafie-o a analisar não apenas a primeira letra, mas a segunda também. Pergunte, ainda:
- Que outras palavras começam com a letra P? (Panela, pelado, pulava, pra).
- A segunda letra nessas palavras também é igual ou diferente?
- Compare as palavras PANELA e PULAVA. Começam com o mesmo som? Que letra está mudando o som?
- Que outras palavras você conhece que começam com a sílaba PE? (Listar) … e PU? (Listar também…)
- Na palavra MACACO, se eu tirar a primeira sílaba, que palavra se forma? CACO.
- Vocês conseguem formar duas novas palavras tirando uma sílaba por vez da palavra PELADO? PELA, LADO.
Saiba mais sobre “Leitura de ajuste”. CLIQUE AQUI.
Orientações: Analise com os alunos as palavras da parlenda que rimam. Explique:
- Vamos ler novamente para descobrirmos as rimas das palavras? As que terminam com o mesmo som?
- Rima é a parte de uma palavra que combina com a parte parecida de uma outra palavra. Que palavras estão combinando nessa parlenda? (Sublinhe à medida que falarem as palavras DIA, VAZIA, SUBIA, MARIA).
Orientações: Analise com os alunos as palavras da parlenda que rimam.
Escreva-as no quadro.
Peça-lhes que identifiquem qual parte exatamente da palavra combina; o que faz com que elas se aproximem, qual a parte que têm em comum.
Pinte o final das palavras diante deles: -IA.
Continue trabalhando com rimas por meio de um jogo online. Prepare os dispositivos digitais (computadores ou tablets) e baixe o jogo. Deixe tudo preparado para que os estudantes, em duplas, possam começar a jogar. O jogo é um quiz em que as terminações das palavras estão destacadas para reforçar que as rimas se formam a partir dos sons finais das palavras. Observe como as duplas estão jogando e se perceberam as sílabas finais nas rimas. Essa é uma oportunidade para a avaliação de leitura dos estudantes.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
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