Boliche de sílabas
Instrução para jogo de boliche
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?
Por: Kelly Naiara Rosário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e comparar os diferentes fonemas da língua e a forma como se posicionam para formar diferentes palavras.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos ou os que não fazem correspondência sonora necessitarão de apoio na composição silábica. Como a maior parte das atividades é coletiva, assuma o papel da mediação, produzindo perguntas que ajudarão os alunos a avançar em suas hipóteses, provocando-os a observar semelhanças e a identificar palavras que são escritas com as mesmas sílabas. Na leitura e comparação da parlenda, agrupe alunos em hipóteses aproximadas e faça as intervenções necessárias junto às crianças que ainda não têm valor sonoro. São ideais agrupamentos que reúnam:
A ideia de jogar o boliche para selecionar as sílabas que poderão compor a palavra certamente empolgará os alunos, mas deve necessitar de uma organização mais cuidadosa, como a disposição em filas ou em grupos. Pense no ideal para sua turma.
Referências sobre o assunto:
GROSSI, Esther Pillar. Didática da Alfabetização. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicol. Esc. Educ. vol.8 no.2 Campinas Dec. 2004
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequência didática para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004
http://alfabetizarbrincando.com.br/a-sistematizacao-dos-conteudos-no-processo-de-alfabetizacao/
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Receba os alunos e apresente-lhes o tema da aula. Explique-lhes que vamos estudar palavras que terminam com o mesmo som.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
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