Plano de Aula

Plano de aula: Formando palavras com sílabas diversas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?

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Descrição

Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

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Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    C
    omputador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: https://www.tinytap.com/activities/gvmd/play/jogo-das-rimas

  • Material:
    Suporte amplo para leitura ou projeção da parlenda.
    Garrafas com sílabas pré-determinadas.
    Bola para acertar as garrafas.
    Cópia da parlenda para todos os alunos.
    Para que esta aula aconteça será necessário preparar o jogo de boliche descrito: CLIQUE AQUI

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as sílabas constitutivas de uma palavra e observar que diferentes combinações e posicionamento de sílabas podem formar diferentes palavras.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos ou os que não fazem correspondência sonora necessitarão de apoio na composição silábica. Como a maior parte das atividades é coletiva, assuma o papel da mediação, produzindo perguntas que ajudarão os alunos a avançar em suas hipóteses, provocando-os a observar semelhanças e a identificar palavras que são escritas com as mesmas sílabas. Na leitura e comparação da parlenda, agrupe alunos em hipóteses aproximadas e faça as intervenções necessárias junto às crianças que ainda não têm valor sonoro. São ideais agrupamentos que reúnam:

pré-silábicos com silábicos;

silábicos sem valor sonoro com silábicos com valor sonoro;

silábicos com valor sonoro com os silábico-alfabéticos;

silábico-alfabéticos com os alfabéticos.

A ideia de jogar o boliche para selecionar as sílabas que poderão compor a palavra certamente empolgará os alunos, mas deve necessitar de uma organização mais cuidadosa, como a disposição em filas ou em grupos. Pense no ideal para sua turma.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Uma palavra puxa outra

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Receba os alunos e apresente-lhes o tema da aula. Explique-lhes que vamos estudar palavras que terminam com o mesmo som.

Você conhece esta parlenda? Vamos ler juntos? Deu meio-dia / panela no fogo / barriga vazia // Macaco pelado / pulava e subia / fazendo careta / pra dona Maria

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Leia com os alunos a parlenda “Deu meio-dia”. Promova diferentes formas de leitura e garanta que os alunos saibam recitar a parlenda de memória. Nessa variação de leitura, o professor pode fazer a leitura inicial, como modelo de leitor; alunos voluntários podem ler, duplas ou trios, leitura individual e leitura coletiva.

Peça aos alunos que façam uma leitura da parlenda apontando com o dedo o que está sendo lido, ajustando o que se fala à palavra escrita, frase por frase.

Vamos encontrar algumas palavras na parlenda? Onde está escrito? Macaco, panela, careta e fogo.

Orientações: Escolha algumas palavras da parlenda para que os alunos possam, pela leitura de ajuste, encontrar no texto. Pergunte a eles, por exemplo:

- Onde está escrita a palavra FOGO?

- E a palavra CARETA?

Se o aluno tiver dificuldade, peça a ele que recite a parlenda e retome a leitura até encontrar a palavra.

Se, por exemplo, você pedir para ele ler a palavra PELADO e ele parar na palavra PULAVA, desafie-o a analisar não apenas a primeira letra, mas a segunda também. Pergunte, ainda:

- Que outras palavras começam com a letra P? (Panela, pelado, pulava, pra).

- A segunda letra nessas palavras também é igual ou diferente?

- Compare as palavras PANELA e PULAVA. Começam com o mesmo som? Que letra está mudando o som?

- Que outras palavras você conhece que começam com a sílaba PE? (Listar) … e PU? (Listar também…)

- Na palavra MACACO, se eu tirar a primeira sílaba, que palavra se forma? CACO.

- Vocês conseguem formar duas novas palavras tirando uma sílaba por vez da palavra PELADO? PELA, LADO.

Saiba mais sobre “Leitura de ajuste”. CLIQUE AQUI.

Vamos procuraras palavras que rimam? Rimas são palavras que terminam com o mesmo som.

Orientações: Analise com os alunos as palavras da parlenda que rimam. Explique:

- Vamos ler novamente para descobrirmos as rimas das palavras? As que terminam com o mesmo som?

- Rima é a parte de uma palavra que combina com a parte parecida de uma outra palavra. Que palavras estão combinando nessa parlenda? (Sublinhe à medida que falarem as palavras DIA, VAZIA, SUBIA, MARIA).

Essas são as palavras que rimam: dia / vazia // subia / maria. Que parte nelas é igual?

Orientações: Analise com os alunos as palavras da parlenda que rimam.

Escreva-as no quadro.

Peça-lhes que identifiquem qual parte exatamente da palavra combina; o que faz com que elas se aproximem, qual a parte que têm em comum.

Pinte o final das palavras diante deles: -IA.

Continue trabalhando com rimas por meio de um jogo online. Prepare os dispositivos digitais (computadores ou tablets) e baixe o jogo. Deixe tudo preparado para que os estudantes, em duplas, possam começar a jogar. O jogo é um quiz em que as terminações das palavras estão destacadas para reforçar que as rimas se formam a partir dos sons finais das palavras. Observe como as duplas estão jogando e se perceberam as sílabas finais nas rimas. Essa é uma oportunidade para a avaliação de leitura dos estudantes.

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