Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Descrição
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor - Recursos Educacionais Digitais:
Padlet: https://padlet.com/
Tutorial para o uso do Padlet: https://www.youtube.com/watch?v=ShjdtgfL_ek - Materiais diversos: As produções dos alunos da aula anterior (texto elaborado na aula 09 e os esboços). Lápis e papel.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Prática de Linguagem
- Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetivos de aprendizagem
- Escrever, digitando, de próprio punho ou ditando, curiosidades sobre um animal para publicar no mural da escola.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 min
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Escrever os textos organizando o texto e considerando como se escreve, o aluno tem o desafio de considerar tanto a linguagem que se escreve uma curiosidade como o sistema de escrita alfabética.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 min
Orientações: Compartilhe com a turma que chegou o dia de escreverem as curiosidades sobre os animais de jardim para publicação no mural que será apreciado pela comunidade escolar.
Orientações: Retome com a turma a aula anterior solicitando que ajudem a lembrar o que foi feito. É esperado que a turma relembre que foram apresentados ao Padlet, fizeram o esboço do mural, deram um título e fizeram o planejamento da produção textual de 2 curiosidades, por grupo, para compartilhar com a comunidade escolar.
Compartilhe que hoje irão escrever as curiosidades e para tanto devem se organizar nos grupos de trabalho como na aula anterior.
Prepare os dispositivos digitais (computadores ou tablets), um por grupo, com o mural do Padlet que será compartilhado com toda a turma. Atenção. Será um trabalho colaborativo, portanto, todos os grupos devem estar no link do mesmo mural.
Caso realize no cartaz, entregue 2 folhas de sulfite para cada grupo.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA