Plano de Aula

Plano de aula: Ficha técnica

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

mais ações

Descrição

Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet e projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: https://learningapps.org/view37070935

  • Materiais diversos:
    Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição do texto / Adequação às normas de escrita

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Ler de forma compartilhada diferentes fichas técnicas e analisar itens que a compõem.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

Características do gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 15 min

Informações interessantes

Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.

Vocês conhecem o peixe-palhaço, o porco-espinho e a joaninha?

Apresente esse slide para os alunos ou faça a pergunta oralmente.

Ouça algumas respostas e comentários da turma.

Convide-os a jogar um jogo que vai explorar as características de cada um desses animais. Deixe o computador ou tablets preparados no jogo que pode ser realizado em duplas ou em pequenos grupos de até 4 alunos. Eles devem levantar hipóteses sobre as características de cada um dos animais e arrastar essas características para a coluna correspondente. Acesse o jogo aqui.

Retome a palavra explicando que você trouxe alguns textos, um de cada animal, organizados num formato mais organizado do que no jogo para efetuarem uma leitura compartilhada.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos