Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO09
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Aula síncrona: A sugestão é dividir a aula simultânea em dois momentos. No primeiro momento, realize a proposta do plano de aula (se desejar, use a canção sugerida abaixo também). Em seguida, faça orientações sobre a atividade principal que deve ocorrer depois deste momento, com a ajuda de um familiar (conforme as instruções que irá enviar).
Aula assíncrona: Envie a imagem do slide e as questões do discuta com a turma, e oriente as famílias com relação ao propósito da aula e para que conversem com a criança sobre os conceitos de direita e esquerda. Pode sugerir que brinquem com a canção “Desengonçada” de Bia Bedran, conforme o link: https://www.youtube.com/watch?v=qZt7-Yl5rMA
Atividade principal
Como a proposta do plano de aula é vivenciar as noções de direita e esquerda e você não está presencialmente com sua turma, será preciso uma nova proposta possível de realizarem em casa. Para qualquer formato de aula remota é difícil você orientar e observar o posicionamento dos alunos, mesmo com uso de câmeras.
A sugestão é que um membro da família esconda algo num local da casa para a criança encontrar. Este adulto deve direcionar a criança até o local utilizando instruções, como:
- Vire um pouco para a esquerda
- Dê alguns passos para a esquerda
- Agora vire um pouco para direita
- Continue andando para a direita
Envie as orientações bem claras às famílias. No final, a criança deve registrar o percurso que fez através de um desenho e te encaminhar.
Discussão das soluções
Aula síncrona: No segundo momento simultâneo, inicie apresentando alguns registros e proponha uma discussão utilizando como base algumas questões do Discuta com a turma (slide 4). Depois pode realizar a proposta do slide 5, sendo que podem te guiar até um objeto.
Aula assíncrona: Peça que os alunos respondam algumas perguntas para te enviar, junto ou atrás do seu registro da atividade principal. Podem ter a ajuda de um adulto escriba, se necessário (oriente):
1. SE ORIENTAR UTILIZANDO A DIREITA E ESQUERDA FOI FÁCIL OU DIFÍCIL?
2. O QUE VOCÊ ACHOU DIFÍCIL?
3. O QUE VOCÊ ACHA QUE PODERIA TER FEITO PARA CONSEGUIR UTILIZAR A DIREITA E A ESQUERDA COM MAIS FACILIDADE?
4. PRECISA DE PONTO DE REFERÊNCIA PARA DETERMINAR ESSA LOCALIZAÇÃO?
5. SE SIM, O QUE USOU COMO PONTO DE REFERÊNCIA?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula para finalizar o segundo momento de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades dos alunos, apresentando a sistematização do conceito e o encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.