Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO05
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode por exemplo solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos
No caso de uma aula simultânea, procure organizar encontros com grupos menores, para realizar as intervenções necessárias e proporcionar maior participação.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na organização e na condução das propostas. Poderá dividir a aula em dois momentos.
Retomada
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre os conceitos: longe, perto, em cima e embaixo, além de lembrar que é importante determinar um ponto de referência. Envie a imagem (digital ou impressa) do slide e as orientações às famílias, para que respondam. Incentive que tragam, também, outros exemplos.
Atividade principal
Aula síncrona: Envie, com antecedência, a impressão ou a imagem da atividade para que imprimam, se for possível, e recortem as figuras. Se não houver possibilidade de impressão, apresente a atividade na aula, deixando as figuras visíveis para que possam realizar a proposta individualmente. Vá fazendo questões e intervenções. Depois da aula, peça que escrevam suas descrições de como fariam a orientação ao Daniel (usando a linguagem posicional em cima / embaixo e perto / longe), para construir essa figura e te enviem junto ao desenho. Oriente a um adulto da família, para que seja o escriba, se necessário.
Aula assíncrona: Envie a atividade impressa ou de forma digital, para que imprimam, se possível, e recortem as figuras para a realização da proposta. Se não tiverem acesso à impressão, peça que realizem a proposta através da observação das figuras (da imagem), desenhando-as no seu formato. Solicite que escrevam suas descrições de como fariam a orientação ao Daniel (usando a linguagem posicional em cima / embaixo e perto / longe), para construir essa figura e te enviem, junto ao desenho. Um adulto da família poderá ser o escriba, se necessário. Será importante que escreva orientações às famílias.
Discussão das soluções
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula, proporcionando a troca ideias sobre as pistas. Peça que alguns alunos mostrem suas figuras e façam a descrição das orientações, conforme sugerido no plano de aula.
Aula assíncrona: Você poderá enviar aos alunos uma devolutiva à sua atividade e outros desenhos de colegas para escreverem as orientações, ou com orientações para que digam se estão de acordo, ou somente orientações para que façam os desenhos - nestes casos, solicite que te enviem depois.
Encerramento
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Aula assíncrona: Faça um fechamento na devolutiva sintetizando as aprendizagens. Se quiser, use a proposta do slide como mais um desafio.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.