Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento do texto (Whatsapp ou E-mail); ferramenta para os alunos compartilharem áudio entre si (grupo de Whatsapp, por exemplo); produção de cartaz por documento no Google Drive.
- Optativas: videochamadas por Hangout ou Zoom.
Contexto e questão disparadora
Compartilhe a seguinte situação para seus alunos:
“A mãe de Julia estava fazendo um bolo. Ao ver a lata de leite condensado, Julia a pegou para lamber a tampa. Sua mãe então gritou: não faça isso, vai se machucar, a lata pode te cortar! Julia então pensou: lata corta?
Caso haja a disponibilidade de uma aula síncrona, como uma videochamada, leia a situação apresentada com as crianças. Pergunte quem já sabia que a lata de alumínio pode cortar. Pergunte também se já viram esse acidente acontecer com alguém. Deixe que as crianças se coloquem.
Mão na massa
Organize os alunos em 5 grupos. Compartilhe com cada grupo o nome e imagem de um cômodo de casa. Solicite que discutam nos grupos quais objetos que fazem parte desse cômodo podem cortar e causar um acidente. Oriente-os a, depois da discussão, produzirem um cartaz apresentando os riscos presentes no cômodo, como esses objetos podem cortar e o que podemos fazer para evitar esse acidente. Se for possível realizar essa etapa da aula em uma proposta síncrona, você pode utilizar a ferramenta Zoom e dividir os grupos em salas. Caso não seja possível, oriente os alunos a se organizarem e realizarem a produção do cartaz por meio de um documento do Google Drive.
Sistematização
Compartilhe os cartazes produzidos pelos grupos e peça para os alunos responderem à pergunta:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Convite às famílias
Façam uma “vistoria” pela casa verificando locais e objetos que podem causar cortes. Procurem soluções para evitar acidentes.