Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento do texto (Whatsapp ou E-mail); ferramenta para os alunos compartilharem áudio entre si (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videochamadas por Hangout ou Zoom.
Contexto e questão disparadora
Compartilhe a seguinte situação para seus alunos:
“A mãe de Ana chegou do supermercado e deixou a sacola de produtos de limpeza no chão da cozinha para guardar depois, e a sacolinha da farmácia em cima da mesa. O irmão de Ana engatinhou até a sacola e começou a mexer nos produtos coloridos. Ana se assustou e tirou o irmão de perto da sacola.”
Caso haja a disponibilidade de uma aula síncrona, como uma videochamada, leia em voz alta o texto e levante os seguintes questionamentos para os alunos responderem:
- Quem sabe onde são guardados os produtos de limpeza e os remédios em casa?
- Quem, na sua casa, é responsável por guardar esses produtos?
- Em que situações usamos remédios e produtos de limpeza?
Deixe que os alunos apresentem brevemente as situações nas casas. Não é necessário, neste momento, atribuir certo ou errado às idéias apresentadas.
Mão na massa
Elabore um quizz (pode utilizar o Mentimeter ou qualquer outra plataforma de elaboração de quizz) com algumas situações que os alunos devem julgar como SEGURO ou NÃO SEGURO. As situações são as seguintes:
- Ao lado da máquina de lavar, no chão, Juliana guarda todos os produtos que utiliza na limpeza da casa.
- Vitória sempre confere a validade dos remédios que guarda em casa.
- Para deixar tudo igual, Ricardo tira todos os produtos de limpeza líquidos da embalagem de origem e os guarda em garrafas PET.
- Mário guarda os remédios que tem em casa em um armário alto.
- Caio espalhou um produto de limpeza no chão da cozinha. quando ia passar o pano, tocou o telefone. ele deixou o produto como estava e foi atender ao telefone. Conversou com seu colega de trabalho por 15 minutos.
- O avô de Maria sempre segue as orientações da bula ao tomar um remédio.
- Quando um remédio termina, a mãe de Pedro usa o recipiente para armazenar outro produto.
- Marta sempre usa os produtos de limpeza seguindo as orientações do rótulo.
- Para facilitar a limpeza, o pai de Isadora sempre deixa os produtos de limpeza com a tampa aberta.
Sistematização
Compartilhe as respostas do quizz e peça para os alunos responderem à pergunta:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Convite às famílias
Façam uma “vistoria” pela casa, verificando possíveis riscos que podem ser causados por materiais de limpeza e/ou medicamentos. Procurem soluções para evitar acidentes.