Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Google Earth
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem e comparem fotos dos locais de vivência a partir das visões oblíqua, horizontal e vertical. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Fica a sugestão de usar as ferramentas tecnológicas do WhatsApp ou e-mail para o envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, a plataforma pode ser utilizada para essa finalidade.
Envie à turma o slide de apresentação que está disponível no plano original. Grave um vídeo fazendo a apresentação e pergunte se os alunos sabem o que significa um espaço de vivência. Explique que quando pensamos nesses lugares temos um local onde passamos bastante tempo juntos e onde as relações entre as pessoas acontecem (convivência).
Contextualização (30 minutos)
Envie à turma o slide de contextualização que consta no plano original. Grave um vídeo contextualizando a aula. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte aos alunos: que local é esse? Questione quais elementos na imagem dão pistas para chegarmos a uma conclusão. Em seguida, aprofunde as reflexões para que possam comparar com o contexto no qual estão inseridos: nossa sala de aula é igual à da foto? Por quê? Você pode enviar uma foto da sala de aula para que eles relembrarem os espaços, considerando que estamos vivendo um período de isolamento social.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Encaminhe as imagens do plano original aos alunos e faça a pergunta: quais diferenças vocês observam nas duas imagens? Destaque que podemos representar uma paisagem a partir de um ponto de vista, ou seja, do posicionamento de um observador em relação ao cenário. Explique que existem muitas maneiras de se observar um local e que uma delas é através de imagens ou fotografias em perspectiva. Ou seja, quando observamos um objeto, uma paisagem de cima e de lado, em uma posição inclinada. Chamamos esta visão de oblíqua. Outras duas formas de observação são: a visão horizontal, quando olhamos um objeto de frente e a vertical, quando visualizamos de cima para baixo.
Esclareça que quando trabalhamos esses diferentes tipos de visões, devemos prestar atenção aos detalhes das imagens e compará-las a partir dos diferentes pontos de vista. Retome as imagens presente no slide e questione: comparando as duas imagens apresentadas o que percebemos de diferente e de semelhante? Mesmo sem saber o local exato de cada escola, podemos descobrir algo sobre o local onde elas estão? Que elementos nas imagens nos dão pistas sobre a possível localização?
Registre as respostas dos estudantes, que deverão ser encaminhadas por alguma das ferramentas escolhidas pelo professor. Anote as considerações em uma cartolina ou no Google Docs para posteriormente compartilhar com a classe.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Encaminhe o slide do plano original e peça para os alunos pensarem: como é a fachada da nossa escola? Será que olhando para ela, conseguiríamos dizer onde fica? E se nos distanciarmos ou nos aproximarmos, nossas fotos ou desenhos teriam a mesma aparência? Se olharmos em perspectiva? Ou seja, se observarmos de forma inclinada? Você pode inserir, nesta etapa, o uso do Google Earth, para que as crianças possam fazer as análises sugeridas.
Em seguida, oriente que peguem uma folha de sulfite A4 e dividam-na ao meio. Peça que desenhem a fachada da escola, destacando a importância dos detalhes.
Depois, solicite que os alunos representem um objeto existente em sua residência. Oriente que escolham um ponto de vista para fazer essa representação. Aqui é importante que os grupos representassem objetos diferentes. Quando concluírem, faça um levantamento sobre o que foi escolhido por eles.
Sistematização (60 minutos - assincronamente)
Envie o slide que consta no plano original aos alunos. Questione-os sobre as imagens apresentadas. Após o momento de observação, peça que identifiquem qual a visão utilizada nas imagens, destacando quais têm o mesmo ponto de vista do desenho que realizaram da escola. É importante que entendam que diferentes pontos de vista nos revelam formas diferentes de observar um mesmo objeto ou paisagem no espaço geográfico. Peça que as respostas sejam encaminhadas por WhatsApp ou e-mail.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo do Mundo Bita “Natureza sempre se transforma”, disponível aqui. Caso você inclua o Google Earth na aula, peça que um adulto acompanhe o aluno durante o uso da ferramenta. O tutorial de como utilizar a plataforma está disponível aqui.