Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos, Paint e Google Earth
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os alunos identifiquem objetos presentes em imagens a partir de diferentes visões (oblíqua, horizontal e, em especial, vertical), relacionando localização e orientação espacial. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Fica a sugestão do uso das ferramentas tecnológicas do WhatsApp ou do e-mail para o envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, a plataforma pode ser usada para essa finalidade. Será necessário o uso de uma cartolina branca para a atividade final.
Envie à turma o slide que está disponível no plano original. Na apresentação do tema, grave um vídeo falando qual será o tema. Pergunte se os alunos sabem o que significa representação. Explique que, em Geografia, quando colocamos no papel um desenho sobre o espaço que conhecemos, isso é chamado de representação.
Contextualização (30 minutos)
Envie à turma o slide que consta no plano original e grave um vídeo fazendo a contextualização. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte aos alunos o que eles estão vendo na imagem projetada no slide original. Explique que na Geografia podemos representar os espaços de diversas maneiras. Uma delas é através de imagens aéreas, quando observamos o espaço de cima. Hoje em dia, essas imagens nos permitem ver grandes áreas. Neste caso, estamos vendo uma área relativamente pequena (um campo de futebol), mas poderíamos representar um bairro todo e até mesmo uma cidade. Peça que as respostas sejam encaminhadas pelo WhatsApp.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Envie a imagem do plano original aos alunos. Pergunte o que eles estão vendo. Peça para que tenham atenção aos detalhes da paisagem, tais como: o formato de terreno, possíveis construções etc. A ideia neste momento é que eles consigam perceber a imagem a partir de uma perspectiva perpendicular, quando olhamos de cima para baixo. Ou seja, a visão vertical.
Após a análise da imagem, apresente o slide cinco do plano original, onde encontram-se duas imagens de um campo de futebol a partir de duas perspectivas, a oblíqua e a horizontal. Pergunte aos alunos: quais mudanças podemos perceber? Permita que eles se expressem livremente por mensagens de texto ou áudios. Explique que a utilização de imagens aéreas é uma ferramenta muito importante em acontecimentos como esse, pois consegue mostrar regiões que muitas vezes as pessoas não conseguem chegar num primeiro momento, mas por meio do uso das imagens, rotas alternativas são pensadas, facilitando os serviços de busca e salvamento. Grave um vídeo problematizando todas essas orientações.
- Imagem 1, disponível aqui
- Imagem 2, disponível aqui
- Imagem 3, disponível aqui
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Mostre a imagem do plano original aos estudantes. Pergunte se eles conhecem o lugar e se estão com saudades do espaço. Explique que a imagem representa uma sala de aula vista de cima. Nela conseguimos perceber a disposição das carteiras, do quadro, da mesa do professor e da entrada.
Encaminhe a planta da sala de aula à turma. Após o envio das imagens, questione sobre o nome do aluno em cada uma das carteiras presentes na sala. Por isso é importante enviar o espelho de classe da turma. Peça que se localizem em relação à posição da carteira que ocupam, quem ou o que está à sua direita, à esquerda, em frente ou atrás. Oriente, que eles reproduzam a planta da sala de aula, identificando onde cada colega se encontra. Deixe a sugestão do uso do Google Desenhos ou do Paint para essa ação. Caso eles façam à mão, peça que encaminhem uma foto de suas produções. Esclareça que a representação da sala de aula se assemelha a uma planta cartográfica, mas que não é, efetivamente, pois não mantém as proporções dos elementos reais.
Sistematização (60 minutos)
Em seguida à etapa e devolução das atividades, proponha aos alunos a construção de uma representação de outro espaço da escola a partir de uma visão vertical. Lance sugestões simulando situações como: e se construíssemos uma representação do pátio visto de cima? Como ficaria a representação do refeitório? Ou a sala dos professores?
Explique que a planta é uma representação onde utilizamos a visão vertical. Ou seja, de cima para baixo. Em seguida, peça para que os alunos exponham aos demais colegas seus desenhos, trocando entre eles por WhatsApp.
Nesta etapa, eles podem contar com a ferramenta do Google Earth para observarem e produzirem nos cartazes a representação vertical. O tutorial de como utilizar a plataforma está disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nos desenhos da planta e no uso do Google Earth, caso ele seja utilizado como ferramenta nesta aula. O tutorial de como utilizá-lo está disponível aqui.