Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo o nosso calendário!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão do documento com as imagens de calendários e do documento usado na Problematização. Será necessária a utilização de fita adesiva, lápis de cor, giz de cera.
- Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: : HIS2_07UND05 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d828KejzydUU2zfrpDq9ypRfuRUutb3HU9CJYuN9npAhV8DggqqdnJ4TxGvd/his2-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza algumas curiosidades sobre os calendários: HIS2_07UND05 - Origem dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MuYFH2QyEjBMtYYTZDKE4X4WWKjVewcb7VSD5u3EbYpx6bUvD7KedQ9B7myk/his2-07und05-origem-dos-calendarios.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que contém a atividade da Problematização: HIS2_07UND05 - Características do calendário :
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4zmhYYHbg9F9hgtFa5KZWubumYXyfz3uqrveh8SG49Uj9fTamaX6kgxtur3h/his2-07und05-caracteristicas-do-calendario.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza algumas informações sobre os calendários:HIS2_07UND05 - Informações básicas dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AWCSqzxgd5nRX3FUQhQvKjkZPQDWrGwbs7mcqKP64fYnMANG57fWMY6ekjru/his2-07und05-informacoes-basica-dos-calendarios.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:
- Tempo e História. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021 . Acesso em 20 de outubro de 2018.
- Calendários. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Outros calendários. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
- Revista Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1479_Stein_der_f%C3%BCnften_Sonne,_sog._Aztekenkalender,_Ollin_Tonatiuh_anagoria.JPG . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hnsscr_w2.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/Hebrew_calendar#/media/File:JudischerKalender-1831_ubt.jpeg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Por meio de uma conversa, mostre que os povos sempre buscaram uma forma de marcar as suas observações com relação à passagem do tempo.
- Antes de iniciar esta aula, solicite à secretaria da sua escola as datas de aniversário de seus alunos e busque saber qual é o dia da fundação da escola, para que estas datas possam ser marcadas no calendário da turma.
- Providencie um calendário de parede com os meses descritos em folhas separadas (um mês em cada folha).
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA