Slide inicial
Plano de Aula
Plano de aula: E o tempo? Passa?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina (ou pratinhos de papelão), alfinete, fita adesiva, tesoura, cola, canetas hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Como construir um relógio de sol: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Sol . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que contém o slide inicial desta aula: HIS2_07UND01 Slide inicial:
- Fonte de mídia: O diário de Mika em Quem apagou o dia? https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- A história do relógio: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o slide da Problematização: HIS2_07UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nv4sC3pqzm6rz64R23zJ8rDuYJWckvVPV4rU2HhtFvFY8Qgg4DpzvpBY7c23/his2-07und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Fonte de áudio de música brasileira: Galinha Pintadinha - A dança das caveiras (Tumbalacatumba) - https://www.youtube.com/watch?v=jjr2QJT30nk . Acesso em: 20 de outubro de 2018. (3:01min)
- Fonte de mídia contendo a letra da música A dança das caveiras (Tumbalacatumba) https://www.vagalume.com.br/galinha-pintadinha/tumbalacatumba.html. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o slide da Sistematização: HIS2_07UND01 - Slide da Sistematização- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDxaEW7gJe7AdZ2q28MdeEhJA5dQKEHNPJt9jfcwqwXMavMNJ46nDs4xN5U7/his2-07und01-slide-da-sistematizacao.pdf
- Como fazer um relógio de papel: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o passo a passo para a construção do relógio “de ponteiros” : HIS2_07UND01 - Passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KK5ddYZRGZR49A3jA9QCjtGsWjc2Wx3N2sbXyvhGUqRMw8Jz8DKdgdBNTWjT/his2-07und01-passo-a-passo.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- O relógio ou nós? Uma visão da invenção do tempo social na percepção político-cultural de Edward P. Thompson: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/download/1980-3532.2017n17p55/37623 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo histórico: https://www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo cronológico e tempo histórico: https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo e História: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- O tempo histórico m sala: desafios e possibilidades: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174829/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Luisa%20Rosati.pdf. . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Providencie, com antecedência, uma caixa e nela coloque três tipos diferentes de marcadores de tempo: poderá ser uma ampulheta, um relógio digital, um relógio analógico, um relógio de sol (para você construir um relógio de sol consulte o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Sol (acesso em 14 de março de 2019), ou um relógio de pêndulo. Esta caixa será usada para discorrer sobre o conteúdo desta aula.
- Providencie, com antecedência, o material necessário para construção de um relógio “de ponteiro”. Acesse o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas (acesso em 14 de março de 2019) para saber o que é necessário.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA