Plano de Aula

Plano de aula: A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor multimídia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de leitura de textos escritos e compreensão da finalidade dos textos disponibilizados.

Referências sobre o assunto:

COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad- Porto Alegre: Artmed,2002.

IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. Esta aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.

2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo o seguinte questionamento:

  • Vocês sabem o que é uma campanha publicitária de orientação para o trânsito?

3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos