Registrando as características dos textos publicitários
Tabela de registro das característicos dos textos publicitários
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha de conscientização infantil e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Para executar esta atividade você deverá ter em mãos três ou quatro revistas que possuam textos publicitários, além de três ou quatro exemplos de publicidades em geral, como: anúncios de serviços, propagandas de promoções de produtos, imagens/fotografias de outdoor com propagandas, slogans de empresas conhecidas, panfletos, entre outros. O ideal é que os textos publicitários disponibilizados para as equipes sejam de produtos ou serviços comuns ao cotidiano dos estudantes. Para finalização desta aula, há um material complementar para imprimir, o qual é uma tabela de registo das características dos textos publicitários. Você pode fazer adaptações na tabela, caso sinta necessidade. Se houver projetor na sala, pode, também, projetar as campanhas analisadas.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos publicitários que serão expostos nesta aula. Podem sentir dificuldade, também, na compreensão e preenchimento da atividade complementar que será utilizada no final da aula.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Nelly de . Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.
SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 2005.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).