Plano de Aula

Plano de aula: Para que servem os textos de instrução de montagem

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos

mais ações

Descrição

Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, projetor e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo: Como fazer uma pipa de papel muito fácil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=71QF7RGZbXY

  • Materiais diversos:
    Pipa e folha xerografada

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Prática de Linguagem

  • Leitura/escuta

Objetivos de aprendizagem

  • Perceber a utilidade do gênero “Instruções de montagem” na vida cotidiana.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização e dessa forma, há alunos em diferentes etapas da hipótese de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é provável que os alunos que ainda não leem ou não consigam resgatar o sentido da leitura, apresentem dificuldades em identificar o gênero e suas características.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Para que servem os textos de instrução de montagem?

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão conhecer um novo tipo de gênero textual que é muito utilizado no dia a dia das pessoas.

Vamos descobrir como se constrói uma pipa?

Orientações: Antes de iniciar a aula, é importante conhecer o objeto de estudo “Texto de instrução de montagem”. Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam ações a serem realizadas a cada passo. Tal estrutura permite o cumprimento da função do texto de instrução no contexto da vida cotidiana. O texto de instrução de montagem está dividido em três partes: título, materiais necessários e de modo de fazer. A observação dessas características é importante para se compreender o gênero “Instrução de Montagem de brinquedo” que poderá ser melhor explorado por você durante o desenvolvimento dessa sequência de atividades.

Inicie a aula buscando chamar a atenção das crianças. Para isso, faça no quadro o desenho ou pendure algumas pipas pela sala de aula. Ao entrarem em contato com a figura das pipas (seja em desenho ou o objeto em si), espera-se despertar a curiosidade dos alunos sobre a atividade que partirá deste brinquedo. A pipa é apenas um recurso para introduzir o gênero “Instrução de montagem de um brinquedo”.

Os alunos, a partir da curiosidade despertada, farão comentários e tentarão descobrir o objetivo das pipas estarem na sala de aula, já que além de ser um brinquedo, o objeto também remete ao ambiente cotidiano (lazer) e não propriamente a sala de aula.

Além dos comentários que podem surgir, questione os alunos:

- Vocês têm ideia do motivo das pipas estarem na sala?

- O que vocês acham que vamos fazer com elas?

- Quem gosta de empinar pipa?

- Alguém sabe como se constrói esse brinquedo?

- Vocês gostariam de saber como se monta uma pipa?

Nesta etapa, os alunos terão oportunidade de expôr suas expectativas e levantar hipóteses sobre o uso do tema “pipas”, bem como compartilhar suas experiências com esse brinquedo.

A partir desses questionamentos, conduza sua aula para a finalidade proposta: perceber a utilidade do gênero “Instruções de montagem de um brinquedo” na vida cotidiana.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos