Atividade complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos Geométricos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Mariana Nery
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
Objetivos específicos
Explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.
Conceito-chave
Figuras geométricas não planas: esfera e cilindro.
Recursos necessários
- Para realização dessa aula o professor deve organizar, com antecedência, alguns objetos que lembrem a esfera e o cilindro. Ele pode solicitar que os alunos levem esses objetos para sala de aula e também complementar com alguns outros.
- O professor deve separar três grandes caixas, que podem ser reutilizadas (caixa de papelão) com o foco na sustentabilidade.
- Para a realização da atividade de raio x, que tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em aula, o professor deverá ter disponível para os alunos massa de modelar. Caso haja a necessidade, essa massa pode ser produzida com materiais simples. Clique e veja como fazer a massinha: Receita de massa de modelar
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma: Vocês sabem o que vamos trabalhar hoje?
Atenção ao objetivo da nossa aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA