Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_16GEO05
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno.
_ Opcionais: Geoplano caseiro ou virtual; vídeos Faça um geoplano vc mesmo!; Geoplano2; Geoplano... Construa o seu!; Geoplano Virtual
Para este plano, foque nas etapas da Retomada, Atividade Principal e Discussão das soluções.
Retomada e Atividade principal
Explique aos alunos que nessa aula eles aprenderão a identificar as figuras não planas, reconhecer contornos: quadrado, retângulo, triângulo e circunferência.
Os alunos devem ter acesso aos conteúdos dos slides ou ao documento impresso da atividade principal. Use o meio de comunicação que for possível.
Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com os slides. Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma envie imagens dos slides, um de cada vez. Faça as perguntas sugeridas por áudio ou por mensagem.
Se nenhuma destas formas for possível, você pode enviar o documento com a atividade impressa, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Nestes casos, envie as perguntas também, para que você tenha as respostas e possa usá-las para promover uma reflexão com a turma toda depois.
Faça uma retomada sobre os conceitos. Chame a atenção dos seus alunos para os desenhos do slide. Estimule-os a perceber a diferença entre o desenho preenchido e o contorno. Faça as perguntas:
- A embalagem de presente lembra qual figura não plana?
- Os desenhos feitos por Bruno são iguais ou diferentes?
- Como se chama a figura plana representada no primeiro desenho de Bruno?
Se os alunos apresentarem muita dificuldade em reconhecer e identificar as figuras planas, amplie a discussão e peça que peguem alguns objetos como folha de sulfite em forma de quadrado, CD, esquadro (forma triangular) e uma cédula de dinheiro. Faça a pergunta:
- Esses objetos lembram alguma forma geométrica? Quais?
Tente estimulá-los a perceber as características dos objetos relacionando-os com as figuras planas. Oriente que comparem os objetos com a figura plana que se assemelha a ele. Estimule a verbalização da nomenclatura adequada.
Compartilhe a imagem do slide 3 com o geoplano e converse com a turma sobre o geoplano, explique a finalidade deste objeto. Se possível encaminhe os links dos vídeos com sugestões de geoplanos caseiros que estão nos recursos. Existem algumas maneiras de construir esse objeto utilizando sucatas. Ele pode ser produzido, por exemplo, com tampinhas de garrafa PET, colando-as em uma superfície lisa e com elástico pode-se criar os contornos. Outra alternativa é o uso do geoplano virtual.
Depois mostre as imagens do slide 4 para os alunos e estimule-os a fazer uma associação entre os contornos e suas nomenclaturas corretas.
Discussão das soluções
Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, socialize as respostas dos alunos e depois mostre o contorno feito por Ana que está no slide 5, e comece dizendo como ela o nomeou. Leve-os a analisar o contorno e refletir sobre a resposta de Ana. Use como exemplo um bambolê, estimule-os a diferenciar o círculo da circunferência. Pergunte:
- Você conhece esse contorno?
- Ana deu o nome correto para ele?
- Qual seria o nome ideal para esse contorno?
- Se Ana quisesse, realmente, desenhar um círculo o que ela deveria ter feito?
Disponibilize um meio em que os alunos possam socializar suas respostas. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes da turma e enviar para todos.
Encerramento
Encerre a atividade retomando a aprendizagem da aula. Fale sobre os contornos das regiões planas e a diferença entre círculo e circunferência. No caso das tarefas impressas, faça o fechamento por escrito, valorizando o esforço e respostas de cada um.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Mostre a imagem do slide 7 e oriente-os a observar cada parte da casa e fazer uma associação com os contornos das figuras planas. Você pode encaminhar o documento da atividade impressa e pedir que os alunos realizem e enviem de volta para você.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Disponibilize os links com os vídeos e incentive a confecção de geoplanos caseiros.