Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto
Código do plano
MAT2_22GRM_04
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais:- Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Cédulas e moedas confeccionadas ou encartes prontos;
Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A retomada apresenta atividade de compra e venda. Sugiro adaptação da mesma, visto que não será desenvolvida em aula presencial e sim em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar a aula, possibilitando conversa com os alunos sobre uma situação de compra e venda já vivenciada por eles, provocando reflexões com os questionamentos:
- A situação apresentou comprador e vendedor?
- Ao realizar as compras, o comprador deve observar o que precisa comprar e se tem o dinheiro suficiente para pagar?
- O vendedor deve analisar o valor das compras? Quanto o comprador pagou? Se tem troco? De quanto é o troco?
- Para dar o troco, é preciso trocar o dinheiro?
- Como pode fazer para encontrar o valor a ser pago e o troco que deve receber?
- Se o comprador não tem o dinheiro suficiente, é possível realizar a compra? E como faz para pagar?
Após a conversa com os alunos, apresente a imagem do slide 4 e lance a seguinte Atividade de retomada adaptada:
Maria foi às compras, ela sempre compra na mercearia de Paulo, nesse dia ela levou R$ 15,00 para comprar frutas. Observe as frutas que Paulo tinha para vender.
a) O que você acha que Maria comprou?
b) Qual valor das compras dela? Como você descobriu?
c) Os R$ 15,00 que Maria tinha deu para pagar suas compras? Teve troco?
d) Quanto Paulo deveria devolver de troco? Ele precisou trocar o dinheiro para devolver o troco a Maria?
Ao apresentar a situação, desafie os alunos a realizarem a leitura e solucioná-la no caderno. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize a apresentação das estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias. No momento da resolução, alguns alunos podem recorrer à manipulação de cédulas e moedas (confeccionadas ou de encartes) e no compartilhamento das respostas, você poderá ser o escriba (na lousa ou papel Kraft), tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Importante disponibilizar antecipadamente a imagem de cédulas e moedas, caso o aluno tenha condições de imprimir.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos a Atividade de retomada adaptada e as imagens de cédulas e moedas, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que os alunos apresentem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido. Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a Atividade de retomada adaptada com outras atividades desse e de outros planos, e que formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas e das imagens de cédulas e moedas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal apresenta uma situação de compra e venda. Entretanto, como essa atividade será conduzida em aula síncrona ou assíncrona, sugiro adaptações.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 5 e 6, solicitar a leitura e apresentar a situação problema adaptada:
Você e seus amigos querem ajudar a escola a ter livros novos. Para facilitar as vendas e compras no bazar, a escola disponibilizou um banco para a troca de valores monetários. Vamos às compras? Você tem R$ 50,00 e vai comprar alguns produtos. Mas Já sabe que o caixa não dá troco acima de R$ 25,00.
a) O que você vai comprar?
b) Qual o valor de suas compras?
c) Como você poderá pagar? Com quanto?
d) Receberá troco? De quanto?
Estabeleça um tempo para os alunos responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5 e 6 e a situação problema adaptada, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários. Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a Atividade de retomada adaptada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Após os alunos compartilharem e discutirem suas estratégias, você pode apresentar os slides 11 e 12 que abordam a Discussão da solução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 11 e 12), através de fotos, mensagens de texto. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação. De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam situações de compra e venda, realizando troca de valores.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira que os familiares compartilhem com o seu/sua filho(a) uma situação de compra realizada por alguém da família, possibilitando a discussão de:
? Quanto gastou?
? Como e quanto pagou?
? Teve troco? Quanto?
? Quais as possibilidades de cédulas ou moedas para representar o valor pago ou o troco recebido?
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.