Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_22GRM_03
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Moedas confeccionadas ou encartes prontos;
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento sugere perguntas que envolvem a troca de moedas e como para o desenvolvimento da atividade principal, o aluno mobiliza esse conhecimento, é de extrema importância realizar a atividade sugerida. A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar as perguntas oralmente aos alunos, estimulando o cálculo mental e a articulação das ideias. Mas, ressaltando que de acordo com as respostas dos alunos, tanto é possível recorrer à utilização de moedas (confeccionadas ou de encartes) ou mesmo você, ser o escriba e registrar o raciocínio dos alunos (em lousa, papel Kraft, ...), tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 3 e 4 e compartilhar com os alunos, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal retoma as trocas de moedas em uma situação de jogo. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, é importante fazer um resgate sobre o jogo dominó. Sugiro estimular uma conversa coletiva abordando: as peças, como se joga, as regras. Depois, apresente os slides 7 e 8 que correspondem a um dominó de moedas e favoreça aos alunos a percepção do encaixe das pedras, permitindo que compreendam o jogo, a regra e a problematização. Estabeleça um tempo para responderem à situação proposta e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode possibilitar informações sobre o jogo de dominó, e a atividade proposta nos slides 7 e 8, por textos, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem suas estratégias, você pode apresentar os slides 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 10, 11 e 12), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
As atividades do Raio X apresentadas nos slides 14, 15, 16 e 17, podem ser usadas para verificar se os alunos compreenderam e realizam composições de moedas para solucionar os problemas propostos.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite, se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.