Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_11ALG02
Recursos
- Essencial: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail; lápis de cor.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; Materiais diversos que se repetem, como, por exemplo: bolinhas coloridas, blocos lógicos, peças de dominó, brinquedos variados, etc.
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Os alunos serão desafiados a criarem regularidades em sequências de figuras geométricas. Eles precisam ter acesso aos slides 4 e 5 com a imagem das figuras geométricas e o desafio.
Se não tiver um meio de comunicação on-line com seus alunos, pode enviar o documento impresso. Se não for possível a impressão colorida, escreva o nome das cores e peça que os alunos pintem as figuras. Inclua também algumas questões para que eles possam refletir sobre possíveis padrões na sequência de figuras geométricas.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), inicie a aula fazendo um breve levantamento sobre as formas geométricas que os alunos encontram em seu cotidiano, como, por exemplo, embalagens de produtos. Peça exemplos de coisas que se repetem, características comuns, padrões e regularidades em brinquedos, sequência em figurinhas, números, etc. Depois apresente o slide 4 para os alunos e peça que observem o que se repete na figura. Pergunte:
- Qual a semelhança destas figuras geométricas?
- Qual a diferença entre elas?
Caso não tenha esse momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print das telas dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Compartilhe também os questionamentos com a turma.
É importante que os alunos percebam e explorem antes as características das figuras geométricas e dos agrupamentos apresentados, para depois criarem um padrão para a sequência.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio para que os alunos possam socializar suas criações e explicarem as regularidades envolvidas nas sequências. Eles podem enviar fotos por meio de WhatsApp e analisar os diferentes padrões das sequências criadas por eles. Eles também podem gravar áudio contando os critérios que usaram na criação das sequências. Envie essas perguntas para incentivar a discussão:
- Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
- Você é capaz de encontrar outra regra para o agrupamento realizado?
- Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
- Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?
Se não for possível essa discussão, envie junto com a tarefa algumas dessas perguntas para que os alunos tenham oportunidade de refletir sobre os diferentes padrões que podem ser criados na formação de sequências. Depois reúna as respostas diferentes e envie junto com as devolutivas, para que eles também vejam os padrões criados pelos colegas. Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente os slides 7, 8 e 9, com outras hipóteses de padronização.
Sistematização
Sistematize a aprendizagem e finalize a atividade enviando texto, mensagem ou áudio. Retome o conceito aprendido, dizendo que é possível construir diversos padrões utilizando figuras, cores e posições. Você pode compartilhar ou enviar as imagens dos slides 11 e 12.
Raio X
A atividade de Raio X serve para avaliar se os alunos entenderam que existem diferentes regularidades presentes em uma sequência. Para verificar se os alunos aplicam esses conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, você pode aplicar mais este desafio. Envie o documento do Raio X, impresso ou online, compartilhando sua tela, ou tire print do slide e encaminhe a imagem via WhatsApp. Peça que resolvam individualmente e mandem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que incentivem seus filhos na criação de sequências padronizadas. Eles podem desenhar símbolos ou utilizar materiais diversos que possam ter em casa e brincar de estabelecer regularidades em sequências. Pode ser um momento divertido e de grande aprendizado.