Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade e fichas impressas ou disponibilizadas para reprodução, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal e na Discussão das soluções. As atividades adaptadas podem ser usadas em duas aulas.
Atividade principal
Para a primeira aula, os alunos devem ter acesso à atividade principal e às fichas do material complementar. Se você tiver como compartilhar a tela do computador, encaminhe aos alunos somente as fichas em um momento síncrono. Compartilhe a tela com os slides explicativos da situação-problema e das regras do jogo (4 e 5). Garanta que todos tenham entendido.
Para a aula ficar mais atrativa, enquanto você apresenta os slides (6, 7 e 8) com as atividades, os alunos podem simular as jogadas e manipular as fichas para descobrir as regularidades das cartas tiradas pelos personagens do jogo. Caso não tenha possibilidade de momento síncrono, pode enviar uma foto pelo Whatsapp das regras dos jogos e das cartas tiradas pelos personagens.
Grave um áudio com a situação-problema e as questões envolvidas. Os alunos também podem reproduzir as cartas no caderno ou em um outro papel e depois recortá-las. Este material também pode ser enviado como documento por e-mail. Se nenhuma destas opções for acessível, o material necessário pode ser impresso e entregue às famílias. Neste caso, combine com eles para que resolvam as questões e devolvam respondidas.
Para uma segunda aula, você pode propor sequências de 10 cartas, crescente ou decrescente, obedecendo padrões de regularidades. Para isto, os alunos devem usar as cartas que já possuem da aula anterior. Se estiver com todos os estudantes ao mesmo tempo, pode lançar o desafio e esperar um tempo, para que depois eles compartilhem as sequências criadas e as explicações das regularidades envolvidas.
Se não tiver possibilidade de realizar este momento síncrono, peça para enviarem fotos por Whatsapp da sequência de cartas criada e a explicação da regularidade, ou reproduzirem as respostas no caderno e enviarem para você. Outros desafios podem ser propostos, como, por exemplo, aumentar o número de cartas na sequência.
Discussão das soluções
Promova a discussão das questões com os alunos. Faça isto depois de cada uma das aulas. Combine a forma que farão esta discussão: pode ser pelo bate-papo ou pelo envio de fotos das cartas organizadas pela regularidade através do Whatsapp, junto com a explicação das regras.
Incentive-os a contarem aos colegas como foi que chegaram à conclusão das regularidades. Estimule e valorize a participação de todos. Pergunte, por exemplo:
- Que regularidade está presente em sua sequência?
- O que te fez pensar assim?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
- Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
- Qual você acha mais fácil de encontrar: uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?
- O que muda da regra crescente para a decrescente?
Se os alunos forem devolver a atividade impressa com as respostas, inclua estes questionamentos nela. Antes de devolver a tarefa pronta, peça para conversarem sobre as descobertas em casa com um adulto ou com algum colega via Whatsapp. Peça para escreverem sobre uma sequência que descobriram e que é diferente da pensada por eles.
Sistematização
Valide todas as respostas. Valorize as regularidades descobertas e apresentadas por todos. Caso não possa apresentar ao mesmo tempo para todos, reúna todas as respostase e encaminhe por foto, áudio ou dando devolutivas escritas individuais. Finalize a aula sistematizando a aprendizagem das diferentes regularidades possíveis nas sequências numéricas.
Convite às famílias
Explique aos pais sua intenção pedagógica com as cartas. Para uma maior participação na aprendizagem dos alunos, é importante que os familiares valorizem a atividade, assim também incentivarão e darão apoio necessário para a realização das tarefas. Eles podem ajudar com a leitura das comandas da atividade e na reprodução das cartas, se for o caso. Envie um áudio ou um pequeno texto com estas explicações, se possível. Você também pode fazer sugestões aos aluno. Peça para convidarem as pessoas que estão ao redor na criação de sequências numéricas com diferentes padrões de regularidades. Esse momento pode ser rico para trocas e aprendizagens.