Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_23PES_02
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Caixa, latinha ou saco (não transparente) com tampinhas de garrafa pet, sendo de duas cores (maior quantidade de uma cor e apenas uma tampinha de cor diferenciada).
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
Para a atividade de retomada sugiro uma adaptação do problema apresentado no plano. A atividade pode ser apresentada em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar a seguinte situação:
Atividade de retomada adaptada:
Permita aos alunos que visualizem você colocando dentro de uma caixa, lata ou saco (não transparente), 15 tampas de garrafa PET de uma mesma cor e 1 de cor diferenciada das demais. (Lembrando que a quantidade pode ser adaptada).
Com as tampas dentro da caixa, balance e aguce a curiosidade dos alunos, perguntando:
“Se eu tirar uma dessas tampinhas sem olhar”.
- Qual cor vocês acham que vou tirar? Por quê?
- Eu poderia tirar na primeira tentativa a tampinha (especifique a cor da tampinha diferenciada)? Por quê?
- Nessa situação, o que é provável acontecer?
- O que é improvável acontecer?
- O que é impossível acontecer?
Aproveitando esses questionamentos para oportunizar uma maior apropriação dos conceitos abordados.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a Atividade de retomada adaptada, por vídeo, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que registrem seus resultados pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a Atividade de retomada adaptada, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal apresenta uma situação em que determinados acontecimentos podem, ou não, ocorrer. Logo, essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na retomada.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 4 e 5, e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida inicie os questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4 e 5 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída juntamente à atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas com os colegas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu raciocínio, percebendo a imprevisibilidade nos eventos aleatórios.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, por meio de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 7) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 8, pode ser usada para verificar se os alunos compreenderam, ou não, a possibilidade do evento ocorrer.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, pensando inclusive em situações do seu cotidiano que envolvam a aleatoriedade.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.