Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_23PES_05
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Dado (pode ser confeccionado pelo próprio aluno)
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na Discussão da solução, porém é interessante visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
Como a atividade principal propõe um jogo, para explorar pontuações possíveis e impossíveis obtidas ao lançamento de dois dados simultaneamente, dessa forma, sugiro uma atividade prévia que oportunize aos alunos uma experiência com dados. A realização da atividade prévia pode ser em aula síncrona ou assíncrona, se for aula síncrona, a atividade pode ser disponibilizada previamente. Ressaltando a importância de disponibilizar o molde de um dado, caso o aluno não tenha dado em sua residência.
Atividade Prévia:
Observe que cada dado tem seis faces, com números de 1 a 6. Ao jogarmos o dado, ele cai com apenas uma de suas faces voltada para cima.
Jogue um dado para cima, 5 vezes. Mas, antes de jogar o dado, imagine qual o número da face estará voltada para cima quando cair. Transcreva a tabela abaixo no caderno e registre tanto o palpite antes de jogar o dado quanto o resultado obtido e diga se acertou ou errou.
Para o registro você pode disponibilizar a seguinte tabela.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você inicia proporcionando discussão da atividade prévia (que os alunos já resolveram previamente):
- Quais as possibilidades de resultado ao jogar o dado?
- Vocês sempre acertaram o palpite?
- Era possível acertar todos os palpites?
- Qual dos números é mais fácil sair
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a atividade prévia sugerida e alguns questionamentos por texto, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que dê seus resultados pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade prévia, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal está adaptada. Logo, essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Atividade adaptada (pode ser escrita em um slide):
Joana e Felipe decidiram jogar dados. Cada um ficará com seu dado na mão e o lançará ao mesmo tempo no chão.
Antes de lançar o dado, cada um da dupla dirá um número para tentar acertar a soma dos dados. Ganha, quem conseguir acertar mais resultados, no final da partida.
Antes de jogar os dados, o palpite de Joana foi 10 e o de Felipe, foi 12.
Pense e responda:
- Quem você acha que acertou a pontuação?
- É mais provável que qual dos dois acerte?
- Quais números podem sair nos dados que darão os resultados que as crianças querem?
Na aula síncrona, você pode apresentar a atividade adaptada em um slide, e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas própria estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida inicie os questionamentos apresentados no “Discuta com a turma” na atividade principal do plano. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou "printar" a tela da atividade adaptada e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta a atividade prévia.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução da atividade adaptada, importante criar um momento de socialização, oportunizando o aluno explicar seu raciocínio. Após os alunos compartilharem e discutirem as possibilidades, você pode apresentar os slides 5, 6 e 7 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções da atividade adaptada devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor favorece a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 5, 6 e 7), através de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer ao aluno, através da socialização dos raciocínios apresentados, o reconhecimento que para solucionar a situação no contexto de jogo apresentado, é possível obter resultados “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 9, pode ser usada para verificar se os alunos pensam na aleatoriedade, vivenciando situações que envolve eventos aleatórios.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite o apoio dos familiares na construção do dado, se for necessário.
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.