Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a partir da diversidade de alimentos os produtos consumidos in natura e os industrializados, relacionando a origem de sua produção. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e conte aos alunos que eles irão explorar alguns tipos de produtos buscando identificar quais são consumidos in natura e quais são beneficiados, transformados ou industrializados. Para isso, utilizaremos inicialmente os rótulos de embalagens que temos em nossa casa. Em seguida, buscaremos descobrir a origem dos produtos.
Contextualização (20 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Faça a pergunta do slide. Permita que os alunos se expressem livremente por mensagens de texto ou áudio. Auxilie a construção do pensamento deles enviando exemplos de produtos in natura e industrializados. Você pode ainda esclarecer que valor nutricional se refere à quantidade de substâncias como vitaminas, minerais, gorduras, dentre outras, que cada alimento contém. Explique o significado desses termos a partir das imagens no slide. Encaminhe a cartilha desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre leitura de rótulos dos produtos, que está disponível aqui.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e o envie junto com o slide do plano original aos alunos. Oriente que eles listem os produtos que consumimos no dia a dia. Aqui você pode inserir o Google Docs para construírem uma lista coletiva. Utilize o complemento de informações do plano original, caso queira ampliar esta etapa.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula e inicie a discussão retomando o que foi discutido: como vimos anteriormente, cada produto possui um valor nutricional, assim como um lugar de produção. Agora vamos descobrir o que podemos saber sobre os alimentos através da leitura de seus rótulos.
Peça que eles selecionem rótulos com o auxílio de um adulto. Diga que deverão montar uma tabela com quatro colunas onde deverão escrever: o nome do produto, o local onde foi fabricado, quantos ingredientes a tabela apresenta e, dentre eles, qual apresenta maior porcentagem.
Após a confecção das tabelas, peça que os alunos compartilhem as informações encontradas, enviando seu trabalho. Fica a sugestão de adaptar a tabela com no Google Docs.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Converse com a turma após a realização da atividade. Envie a imagem do plano original. O registro também pode ser feito pelos alunos em seus cadernos. Para o fechamento da aula, oriente-os a retornar a análise dos rótulos, buscando encontrar exemplos para a questão lançada.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na resolução da ação propositiva e que assistam ao vídeo que segue como sugestão:
- “Comida que alimenta”, disponível aqui