Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta que possibilite realizar videochamadas
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Solidariedade
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem os diferentes tipos de trabalho humano nos lugares, reconhecendo sua importância social. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e enfatize que nesta aula será discutido os diferentes tipos de trabalho humano, ou seja, as diversas maneiras que as pessoas encontram para garantir o sustento da sua família, ajudar um grupo social ou mesmo desenvolver habilidades pessoais.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Converse com os alunos sobre as diversas profissões existentes. Explique que elas caracterizam os tipos de trabalho que as pessoas realizam. Aproveite para falar da sua própria profissão como professor(a).
Você pode perguntar aos alunos o que você faz na sala de aula, se o que você faz é igual ao que pessoas de outras profissões fazem no seu dia a dia profissional. Assim, eles começarão a perceber as diferenças entre os tipos de trabalho realizados pelas pessoas.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e o envie junto com o slide do plano original aos estudantes. No vídeo, faça a leitura do texto a seguir, respondendo às duas questões que estão colocadas na sugestão da atividade, assim como no slide. O texto apresenta quatro tipos de trabalhos realizados pela família de Carlos. A partir da leitura, você pode continuar incentivando a turma a pensar nas variadas formas de trabalho que existem na sociedade. Peça que as perguntas e respostas sejam anotadas no caderno.
O texto para leitura está disponível aqui.
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Com base na leitura do texto e no diálogo construído com a turma durante a aula, divida-os em quatro grupos. Envie a eles envelopes com imagens de pessoas realizando diferentes tipos de trabalho.
Peça que observem as imagens, os elementos presentes nela, os materiais de trabalho utilizados pelos profissionais, e no verso da imagem escrevam o nome da profissão correspondente. Eles podem fazer a impressão dessas imagens ou apenas numerarem e colocarem suas respostas no caderno. As imagens para esta etapa estão disponíveis aqui.
Sistematização (35 minutos- sincronamente)
Solicite que os grupos apresentem as profissões identificadas nas imagens e indiquem se conhecem alguém – familiar ou amigo – que trabalha em uma das profissões destacadas nelas. Organize este momento de forma síncrona. Utilize o Google Meet nesta etapa.
Quando todos apresentarem, finalize a aula discutindo com eles sobre os diferentes tipos de trabalho que foram descritos, demonstrando que existem muitas formas de desenvolver uma atividade na sociedade e que todas as profissões são importantes para a organização social. Explique que, apesar da grande variedade de profissões existentes, muitas pessoas optam pelo mesmo tipo de trabalho.
Convite às famílias
Oriente que os familiares assistam com as crianças aos dois vídeos que seguem como sugestão:
- “Os diferentes tipos de profissão”, disponível aqui
- “Profissões”, disponível aqui
Esses vídeos têm a função de completar o que foi discutido na adaptação do plano de aula para o ensino remoto.