Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer e respeitar os espaços públicos do local onde se vive. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Oriente os estudantes, via áudio, vídeo ou texto, que pensem em espaços públicos ou privados que frequentam. Solicite que façam uma lista de escolas, praças, bancos, prefeitura, ruas, supermercados, lojas etc. Oriente-os para que compreendam que os espaços públicos são aqueles de uso comum e pertencem a toda população, já os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém, que pode ser uma pessoa ou empresa, e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante pagamento de tarifas. Em seguida, solicite que façam um desenho no arquivo de contextualização ou no caderno e compartilhem no grupo da escola no Padlet (veja aqui como fazer um).
Problematização
Compartilhe com os estudantes o video “Espaços públicos”. Na sequência, envie as questões abaixo e peça que respondam à luz do vídeo assistido:
- O que narra esse vídeo?
- É possível saber a época que foi filmado o vídeo?
- Quais as principais características e curiosidades deste vídeo?
- O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
- Quais os prós e contras que existem nos espaços públicos?
- O que os cidadãos precisam fazer para a manutenção dos espaços públicos?
- Como podemos usar os espaços públicos com responsabilidade? Cite um exemplo.
Oriente os estudantes para que compreendam que espaços públicos podem ser livres, como as praças, ruas, parques e praias, ou que, em outros espaços, existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Dê como exemplo deste segundo tipo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos. As respostas das questões propostas devem ser escritas no caderno e enviadas para o grupo da turma.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Informe que eles devem produzir uma história em quadrinhos chamando a atenção da comunidade para exercer os deveres como cidadãos. Organize um livrinho com todas as histórias dos alunos. Reforce que os espaços em que convivemos, como praças, prédios públicos, ruas, cidades etc., são espaços públicos, ou seja, de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto, devemos refletir como nos relacionamos com esses espaços.
Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Dê feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Espaços públicos e privados” e “Democratização dos espaços públicos”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02, EF05HI02 e habilidades conexas de outros componentes curriculares EF04GE03, EF67EF21 e EF03MA12.