Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer e valorizar as praças enquanto marcos históricos de nossa cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Via texto, áudio ou vídeo, questione os alunos se eles gostaram de brincar, se é importante acontecer momentos de brincadeiras na escola como este e se a brincadeira ao ar livre é mais prazerosa. É válido lembrar da importância da brincadeira ao ar livre em meio à era tecnológica. As brincadeiras estimulam o convívio com o diferente, desenvolvem noções de respeito aos outros, de regras, de alteridade, tolerância, além de estimular a criatividade, espantar o sedentarismo e impulsionar o aprendizado e a curiosidade. Peça para os alunos escreverem as brincadeiras no caderno em forma de lista e, depois, compartilharem no grupo da turma.
Problematização
Nessa atividade, os alunos farão uma investigação da obra de arte. Peça que acessem esta obra. Na sequência, guie-os com perguntas:
- Qual a intenção do artista ao retratar crianças brincando na praça?
- O local retratado se parece com uma praça?
- Quais equipamentos são necessários no espaço para caracterizar uma praça?
- A praça é um local público ou privado? Quais características uma praça precisa ter?
- Vocês frequentam alguma praça? Se sim, quais brincadeiras vocês fazem neste espaço? É importante brincar ao ar livre? Por quê?
- Quais brincadeiras vocês observam na obra?
É importante ressaltar, durante a conversa com os alunos, que a história das praças (na sua maioria) está diretamente relacionada ao surgimento das cidades, que não existe um único modelo de praça, portanto, não existe uma só função para elas, sendo consideradas espaços privilegiados por terem relevância social. Peça para eles escreverem as respostas e compartilharem no grupo da turma.
Sistematização
Nesta etapa, as crianças sistematizarão o que as praças representam: espaços de lazer, de convívio, locais que remetem à História e marcos históricos. Para isso, os alunos farão uma representação da praça do local onde vivem. Estimule-os a colocar todos os detalhes possíveis do local, por exemplo: quantidade de árvores, bancos, monumentos, vendedores ambulantes, festas tradicionais etc. Oriente que desenhem como eles ocupam aquele espaço, seja para passeios, brincadeiras ou esporte.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma. Os desenhos devem ser compartilhados no grupo da turma e podem ser enviados para o Padlet (veja aqui como fazer um)
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.